CIM assinou protocolo de colaboração com o INA

2010-12-09

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) assinou, no dia 9 de Dezembro, um protocolo de colaboração com o Instituto Nacional de Administração (INA), para a realização da primeira edição do curso FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública.

Destinado a dirigentes intermédios dos serviços e organismos da Administração Pública Central, este curso arrancou no mesmo dia, nas instalações da CIM de Ponte de Lima, com cerca de 20 formandos provenientes das mais diversas instituições da Administração Pública Central de toda a região Norte de Portugal.

O protocolo, que foi assinado pelo presidente da CIM, Rui Solheiro, e pelo presidente do INA, Francisco Ventura Ramos, permite que esta acção de formação, que se constitui como obrigatória para titulares de cargos de direcção intermédia, esteja a ser realizada, pela primeira vez, em território da CIM Alto Minho, trazendo um evidente valor acrescentado às duas entidades, com as consequentes vantagens para os formandos que exercem a sua actividade nas entidades desconcentradas da Administração Central, da região.

Para o presidente do INA esta acção representa uma mais-valia para a sua organização, na medida em que garante um maior acesso a pessoas da Região, que assim não têm de se deslocar às instalações do INA, em Oeiras, mas também para a CIM que desenvolve trabalhos ao nível da formação. Francisco Ventura Ramos deixou ainda em aberto a possibilidade de, no futuro, serem realizadas acções noutras áreas de formação ao abrigo desta parceria com a CIM.

Rui Solheiro destacou que é obrigação da Comunidade envolver-se em tudo aquilo que tem importância para a Região, daí o surgimento desta oportunidade de cooperação entre as duas entidades que, no seu entender, vai ao encontro das necessidades de formação sentidas ao nível da Administração Pública Central.

Financiado ao abrigo do Programa Operacional Potencial Humano (POPH-QREN), o FORGEP pretende desenvolver competências técnicas e transversais, tendo em vista a melhoria do perfil, experiência e conhecimentos profissionais, potenciadores de uma liderança forte e mobilizadora, em sintonia com as exigências da moderna Gestão Pública.

A formação, que decorre até 31 de Março de 2011, terá uma duração de 180 horas presenciais, complementadas com 60 horas de e-Learning, e abrange temas como a Ética, a Administração e Gestão Pública, a Liderança, a Gestão de Pessoas, a Gestão orçamental de Recursos Materiais, a Gestão Tecnológica, a Inovação, a Qualidade, a Internacionalização e a Prospectiva.

Esta acção vem ainda reforçar um conjunto de actividades desenvolvidas pela CIM ao nível da formação, com especial destaque para o curso de Especialização em Sistemas de Informação Geográfica Municipais, que arrancou ontem, dia 2 de Dezembro, e a acção de formação sobre "Avaliação Psicológica no âmbito dos Procedimentos Concursais da Administração Pública”, realizada de 30 de Agosto a 3 de Setembro de 2010, em estreita parceria com o IGAP – Instituto de Gestão e Administração Pública.