CIM aposta na gestão integrada da iluminação pública no Alto Minho

2010-12-16

No âmbito das candidaturas "Ilumina Alto Minho” e "Ilumina Viana”, que foram recentemente aprovadas, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) vai implementar, no próximo ano, um programa de gestão integrada da rede de iluminação pública no Alto Minho, tendo em vista a redução dos consumos energéticos e das emissões de CO2.

Esta aposta da CIM visa igualmente dar cumprimento a uma das premissas do "Pacto de Autarcas”, mecanismo criado pela União Europeia, que será subscrito a curto prazo pelos 10 municípios do Alto Minho e que incentiva a uma redução das emissões de CO2 em, pelo menos, 20 por cento até 2020, através de uma maior eficiência energética e do recurso a fontes de energia menos poluidoras.

Para a concretização destes objectivos foram desenvolvidos contactos entre a AREA Alto Minho (Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho), que colaborou com a CIM e o Município de Viana do Castelo no desenvolvimento das duas candidaturas, e representantes da EDP Distribuição, para a definição do modo de arranque da gestão integrada da iluminação pública no Alto Minho.

Estas candidaturas, aprovadas no âmbito do Eixo Prioritário I "Competitividade, Inovação e Conhecimento” do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, prevêem um conjunto de acções com um montante máximo de comparticipação FEDER de 1.155.251,00€ e 222.856,17€, respectivamente. Assim, durante o ano de 2011, em colaboração com a AREA Alto Minho e a EDP Distribuição, os projectos "Ilumina Alto Minho” e "Ilumina Viana” serão postos em prática, de forma a se obter uma gestão eficiente da iluminação pública de todos os centros urbanos do Alto Minho.

No âmbito destes projectos, serão instalados reguladores de fluxo luminoso em postos de transformação, para redução dos consumos energéticos e das subsequentes emissões de CO2, assim como equipamentos que permitirão a monitorização contínua dos consumos de energia eléctrica associados à iluminação pública.

Paralelamente, e nas zonas urbanas não cobertas pelos reguladores de fluxo luminoso que irão ser instalados no âmbito dos projectos "Ilumina Alto Minho” e "Ilumina Viana”, a EDP Distribuição irá parametrizar, até Março de 2011, as redes de iluminação trifásica para que um em cada três pontos de luz seja desligado automaticamente, o que representará um corte de cerca de 30 por cento no consumo da iluminação pública. A localização e abrangência destas redes serão comunicadas à CIM Alto Minho até ao final deste ano.

Mais, a EDP Distribuição irá equipar a rede monofásica com relógios astronómicos que permitirão uma actuação no consumo em função da necessidade dos utilizadores. A EDP Distribuição irá também apresentar um plano de implementação deste sistema, para se calendarizar a intervenção, que estará a seu cargo e que será concluída até ao final do primeiro semestre de 2011.

A adopção destas soluções permitirá uma redução significativa quer da poluição luminosa, quer das emissões de CO2 para a atmosfera, contribuindo para o cumprimento das metas assumidas em sede de Plano de Acção para a Promoção da Energia Sustentável do Norte de Portugal, além de evitar o desperdício de recursos em zonas e horas de inutilidade, possibilitando, a médio prazo, uma poupança superior a um milhão de euros na factura energética dos municípios da CIM.

De acordo com o presidente da CIM Alto Minho, Rui Solheiro, o que se pretende não é um "apagão”, mas apenas cortes selectivos em algumas áreas dos centros urbanos e zonas rurais do Alto Minho, que contribuam para a utilização racional da energia e preservação do ambiente e que em nada comprometem a segurança de pessoas e bens e a qualidade da iluminação pública.