CIM Alto Minho reuniu-se com secretário de Estado da Saúde e ARS Norte

2014-05-21

Os presidentes dos municípios da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) reuniram-se no dia 21 de maio, no Porto, com o secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), no sentido de procurar esclarecer os eventuais efeitos da aplicação da portaria 82/2014 de 10 de abril, nas atuais valências da ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

Esta reunião surge na sequência de um pedido de audiência, com caráter de urgência, efetuado pela CIM Alto Minho, no passado mês de abril, ao ministro da Saúde e entretanto reencaminhado para o secretário de Estado da Saúde, para debater esta questão.

O governante garantiu que não haverá quaisquer implicações negativas no Alto Minho decorrentes da aplicação da portaria ministerial, nomeadamente no que se refere ao encerramento das especialidades da ULSAM. No decorrer da reunião foi também abordada a possibilidade de ser desenvolvido um mecanismo de financiamento da ULSAM, compatível com os elevados níveis de eficiência que tem demonstrado.

Por fim, foi manifestado o interesse e disponibilidade da Comunidade Intermunicipal e dos seus dez municípios associados em colaborar com a ULSAM e a ARS Norte, na promoção de iniciativas conjuntas relacionadas com as áreas de dependência, em particular do alcoolismo, e na estabilização da rede de cuidados continuados e outros complementares no distrito de Viana do Castelo.