CIM Alto Minho reforça aposta na criatividade e empreendedorismo do território: Concursos de Ideias “Criart +” e “Start Me Up” lançados

2017-12-19
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho apresentou no dia 19 de dezembro, em conferência de imprensa, a iniciativa "Alto Minho - Comunidade Criativa & Empreendedora”, no âmbito da qual pretende reforçar em 2018 as ações orientadas para a valorização da capacidade empreendedora e do espírito criativo e inovador no território do Alto Minho através do lançamento de dois concursos de ideias.

Para o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, "face ao diagnóstico efetuado no âmbito da Estratégia "Alto Minho 2020” e à evolução mais recente, torna-se fundamental promover ações – como os presentes concursos de ideias – que contribuam para reforçar uma dinâmica criativa no território, atraindo talentos, reforçando a vocação empreendedora e construindo um território mais inovador”.

"Segredos do Alto Minho” é o tema do concurso "Criart+” dirigido aos mais de 22 mil alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, do ensino secundário e das escolas profissionais do Alto Minho, englobando cinco categorias: ilustração (pintura ou desenho), fotografia, criação literária, vídeo e multimédia. Este concurso pretende premiar os trabalhos mais originais e criativos sobre um segredo ou uma curiosidade de um dos concelhos do Alto Minho e/ou globalmente do território, podendo estar relacionado, por exemplo, com a arquitetura exterior ou interior de edifícios (património arquitetónico); a paisagem, fauna ou flora (património natural); costumes ou tradições; personalidades ou factos históricos; e gastronomia.

A participação no concurso escolar implica o preenchimento prévio da Manifestação de Interesse, disponível no website da CIM Alto Minho, até ao dia 31 de janeiro de 2018. O prazo de entrega dos trabalhos decorre até ao dia 13 de abril de 2018.

O segundo concurso - "Start Me Up Alto Minho”, visa fomentar a capacidade empreendedora da comunidade e estimular o desenvolvimento de novos projetos empresariais no território do Alto Minho. Abrange duas categorias, a primeira, dirigida a pessoas em nome individual ou em grupo, até ao limite máximo de cinco elementos; e a segunda, a empresas, individuais ou societárias, de diferentes setores de atividade, com sede e/ou filial no Alto Minho.

Este concurso desenvolve-se em diversas fases sequenciais, procurando incentivar o aparecimento de novas ideias de negócio a implementar no Alto Minho e dotar um conjunto de participantes/empresas das competências necessárias à sua implementação com sucesso. Os três primeiros premiados em cada categoria terão acesso a horas de consultoria especializada tendo em vista a estruturação do seu plano de negócios.

O prazo para apresentação de candidaturas decorre até ao próximo dia 31 de janeiro de 2018, podendo o formulário de candidatura ser obtido através do website da CIM Alto Minho. Os regulamentos dos concursos e outras informações úteis estão também disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.

Os concursos de ideias "Criart+ Segredos do Alto Minho” e "Start Me UP Alto Minho" inserem-se, respetivamente, nos projetos "Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar” e "Alto Minho Empreende”, que estão a ser dinamizados pela CIM Alto Minho e cofinanciados pelo Norte 2020.

Durante o segundo trimestre de 2018 está previsto igualmente o lançamento de iniciativas de referenciação de jovens talentos em áreas criativas (conto, vídeo e artes digitais), bem como de promoção do empreendedorismo no domínio do artesanato.