CIM Alto Minho reforça aposta na criatividade do território com lançamento de mais uma edição do Concurso Escolar - " Alto Minho 2030 - Que futuro?”

2020-10-28
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho apresentou no dia 27 de outubro, em conferência de imprensa realizada em formato online, a 4ª edição do Concurso Escolar "Alto Minho School4All”, que irá decorrer durante o presente ano letivo sob a temática "Alto Minho 2030 - Que futuro?", para os cerca de 22 mil alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, do ensino secundário e das escolas profissionais dos concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Na abertura da sessão, Vitor Pereira (presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura), em representação do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, referiu que este concurso se constitui como um "laboratório para estimular a criatividade dos alunos, que muitas vezes não está presente de uma forma tão objetiva e específica nas matérias curriculares das escolas”. Vítor Pereira salientou ainda que o espírito criativo e dinâmico é uma competência essencial que deve estar presente no processo de formação de um aluno, pelas repercussões positivas em termos futuros, nomeadamente em contexto laboral.

Esta 4ª edição do concurso escolar tem como objetivo desafiar os alunos, através de formas artísticas como a ilustração (desenho ou pintura), criação literária e vídeo, a projetar o seu concelho e/ou globalmente o Alto Minho no horizonte 2030, nos seguintes subtemas: Alto Minho 2030: Uma região mais verde e sustentável; Alto Minho 2030: Uma região conectada, com mobilidade e conectividade regional; Alto Minho 2030: Uma região mais inteligente, que promova uma transformação económica inovadora; Alto Minho 2030: Uma região inclusiva; e Alto Minho 2030: Uma região mais próxima dos cidadãos.

A participação no concurso escolar implica o preenchimento prévio da Manifestação de Interesse, disponível no website da CIM Alto Minho, em www.cim-altominho.pt, até ao próximo dia 31 de dezembro de 2020. O prazo de entrega dos trabalhos decorre até ao dia 24 de março de 2021. O regulamento do concurso e outras informações úteis estão também disponíveis no site da CIM Alto Minho.

Refira-se que esta iniciativa insere-se no projeto "Alto Minho - School 4All” - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), que abrange um investimento total de 4,3 milhões de euros (comparticipado pelo FSE em 85%) para os 10 concelhos do território, cofinanciado no âmbito do PO Norte 2020, pelo Fundo Social Europeu (FSE).

Divulgados os resultados da 3ª edição do concurso escolar (ano letivo de 2019/2020)
No decurso da conferência de imprensa foram ainda conhecidos os resultados da 3ª edição do concurso escolar, subordinada à mesma temática, que decorreu no ano letivo de 2019/2020 e cujos trabalhos, devido à situação pandémica pela Covid-19 e às implicações do estado de emergência, não foram objeto de uma exposição e de uma cerimónia pública de entrega de prémios, à semelhança dos anos anteriores. Os trabalhos premiados nesta 3ª edição do concurso escolar foram divulgados através de um vídeo elaborado para o efeito e que foi visualizado na conferência de imprensa (link do vídeo: https://youtu.be/yZk3F_SzwCY), na presença de membros do júri, de responsáveis pela área da Educação dos Municípios do Alto Minho premiados e de diretores de agrupamento e professores responsáveis pelas turmas participantes. Embora os constrangimentos associados à Covid-19 tenham limitado a apresentação dos trabalhos, a CIM Alto Minho decidiu premiar todos os participantes, pelo mérito de, mesmo em situação de pandemia, participarem nesta 3ª edição do concurso escolar.

Assim, na categoria "Ilustração”, o primeiro prémio foi conquistado pela EB1 do Carmo (Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior – Viana do Castelo, turma do 2º B); o segundo prémio pela EB1 Perafita – Lanhelas (Agrupamento de Escolas Sidónio Pais - Caminha) - L14, 1º e 4º Anos; e o terceiro prémio pela EB1 do Carmo (Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior Viana do Castelo, turma do 2º B).

Na categoria de "Criação Literária”, o primeiro prémio foi atribuído à EB 2 e 3 Frei Bartolomeu dos Mártires (Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior – Viana do Castelo, turma do 7ª B), e o segundo prémio à ARTEAM - Escola Profissional Artística do Alto Minho - 2º CBI - 8º ano, não tendo havido mais concorrentes nesta categoria.

O primeiro prémio da categoria "Vídeo” foi entregue à Escola Profissional do Alto Minho Interior - Paredes de Coura - Curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital - 3º ano de formação (12º ano), enquanto que o segundo e terceiros prémios couberam à ETAP - Escola Profissional, respetivamente, ao Curso Técnico de Audiovisuais 12º ano - Grupo 2 e ao Curso Técnico de Audiovisuais 12º ano - Grupo 1.