CIM Alto Minho recebeu membros do Conselho da Europa

2013-02-15

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) recebeu, no dia 14 de fevereiro, nas suas instalações de Ponte de Lima, a Comissão de Monitorização do Congresso do Poder Local e Regional do Conselho da Europa, que integrou mais de cem membros de 47 países.

O presidente do Conselho Executivo da CIM, Rui Solheiro, acompanhado pelos representantes dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo, deixou uma mensagem de boas-vindas aos membros da Comissão, que, pela primeira vez, se deslocaram ao norte de Portugal.

A visita da comitiva ao Alto Minho surgiu na sequência de um convite formulado pela Câmara Municipal de Caminha, dado a presidente do executivo, Júlia Paula, ter sido nomeada membro do Conselho da Europa, no triénio 2010-2013, pela Associação Nacional de Municípios Portugueses. A passagem pelo Alto Minho incluiu visitas aos concelhos de Caminha, Melgaço, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

O Conselho da Europa, atualmente com 47 Estados membros (e 6 Estados com estatuto de observador), é uma organização internacional pioneira em matéria de cooperação jurídica, desempenhando um importante papel na modernização e harmonização das legislações nacionais, no respeito pela democracia, pelos direitos do homem e pelo Estado de direito. Portugal é Estado-membro do Conselho da Europa desde 22 de setembro de 1976.