CIM Alto Minho recebeu equipa de trabalho da região da Aquitaine – França

2014-07-08

A convite da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), uma comitiva da região da Aquitaine (França), esteve na semana passada no Alto Minho para conhecer as práticas regionais no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. Esta jornada de trabalho, que decorreu entre 1 e 4 de julho, surge na sequência do projeto Protec|Georisk – Gestão e Proteção de Riscos no Alto Minho, promovido pela CIM e cofinanciado pelo ON.2, em particular do FIRECAMP realizado, no ano passado, em Vila Nova de Cerveira, que teve como principal objetivo analisar no território do Alto Minho a importância da manutenção do pastoreio para o controlo dos incêndios florestais e, ainda, perceber a ação do uso do fogo tradicional por parte dos pastores nos sistemas agroflorestais.

Na ocasião foram ainda abordadas diversas oportunidades de projetos a desenvolver no Alto Minho, além da possibilidade de realizar visitas de trabalho para troca de experiências com outras regiões europeias. Assim, foi possível preparar um programa de partilha de experiências com os técnicos da AFMR Etcharry - Conseil & Développement e do Centro Regional da Propriedade Florestal (CRPF) Aquitaine, envolvendo todos os municípios do Alto Minho, através dos seus gabinetes técnicos florestais.

Durante três dias, a comitiva percorreu distintas unidades de paisagem do Alto Minho, passando pelos sistemas montanhosos do Parque Nacional da Peneda-Gerês até aos territórios de vale em Valença e litoral em Viana do Castelo. Através de diversas visitas de campo, com o apoio de diversas entidades locais e com a realização de pequenas reuniões temáticas com grupos de trabalhos multidisciplinares (compostos por vários técnicos nas áreas da Produção e Gestão Florestal, Defesa da Floresta Contra Incêndios, Agropecuária e Desenvolvimento Rural) foi possível efetuar um primeiro diagnóstico sobre estas temáticas no Alto Minho e a sua relação com as atividades de turismo na natureza.

No último dia de visita, realizou-se em Valença, da parte da manhã, um workshop subordinado à temática da defesa da floresta contra incêndios e pastoreio. Após um primeiro momento de abertura do workshop, a cargo do presidente de Câmara de Valença e vice-presidente da CIM Alto Minho, Jorge Mendes, seguiram-se três apresentações relacionadas com as experiências de trabalho nos Pirinéus, metodologias de trabalho na área do pastoreio e queimadas e partilha de boas práticas.

Da parte da tarde, o grupo de trabalho debateu um conjunto significativo de propostas de cooperação para os próximos dois anos, designadamente ao nível de visitas técnicas de trabalho para partilha de experiências e projetos; desenvolvimento de experiências piloto focadas em modelos de gestão integrada e multidisciplinar orientadas para a redução de incêndios e ordenamento pastoril; ações de formação/ação para atores locais na área do pastoreio e uso de fogo tradicional; e experiências piloto em unidades de território tipo focalizadas no uso do fogo controlado em zonas de interface urbano florestal.

Como nota final, importa referir que se pretende desenvolver esta dinâmica de articulação interinstitucional ao nível do Alto Minho, em particular, no âmbito da preparação das principais prioridades de intervenção no ciclo de programação de fundos comunitários 2014-2020 no domínio dos riscos e proteção civil.