Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho recebe dois prémios na competição nacional e internacional do ART&TUR 2016

2016-10-25

Os filmes "Alto Minho para Visitar” e "Alto Minho Greenways”, da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), acabam de ser galardoados com dois prémios no âmbito da 9ª edição do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema Turístico. O anúncio foi feito na passada sexta-feira, dia 21 de outubro, em Vila Nova de Gaia, tendo o filme promocional "Alto Minho para Visitar” ganho o primeiro prémio da competição nacional, na categoria temática "Destinos Inovadores”; e o "Alto Minho Greenways” o segundo prémio da competição internacional, na categoria "Desporto e Atividades ao Ar Livre”, por decisão de um júri internacional.

O Festival ART&TUR é um dos mais prestigiados certames no panorama nacional e internacional no nicho do cinema turístico, organizado pela APTUR - Associação Portuguesa de Turismologia e pela BRIDGE - Events and Entertainment. A edição deste ano contou com um recorde de filmes participantes: 301 filmes a concorrer de 52 países na competição internacional, distribuídos por diversas categorias, enquanto que a competição nacional registou um total de 109 filmes inscritos.

O filme "Alto Minho Visitar”, com coprodução da Pêra Doce e realizado por Nuno Cristino Ribeiro, mostra a região do Alto Minho e os seus dez concelhos, nomeadamente, os seus recursos naturais e patrimoniais, mas também os vários festivais, eventos e atividades culturais de que é palco, os vinhos e a gastronomia típica local. Este filme pode ser visualizado em http://www.youtube.com/watch?v=23aJSau2fYc.

Por outro lado, o filme "Alto Minho Greenways”, com coprodução do canal de televisão generalista Alto Minho TV e realizado por Roberto Esteves, procura estabelecer uma descoberta do território do Alto Minho ao espetador, personificada por um casal espanhol, que após descobrir um folheto Alto Minho Greenways colocado numa garrafa junto ao rio Minho (baseado no conceito "Message in a Bottle”) é levado a cruzar a fronteira e partir à descoberta de um território geograficamente próximo, mas ainda pouco conhecido e explorado.

A narrativa vai sendo fragmentada de modo a mostrar diversas potencialidades naturais do território, retomando nalguns momentos, o percurso narrativo das personagens. No final, descobre-se que a mensagem é colocada por diversos visitantes, que por iniciativa própria contribuem também para "passar a mensagem” através de uma garrafa, constituindo assim um ciclo imaginário de promoção do território. O filme pode ser visualizado em http://www.youtube.com/watch?v=xgW_2cJGXT8.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi