CIM Alto Minho recebe delegação angolana de Malanje

2019-04-17

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) recebeu nos dias 15 e 16 de abril, uma delegação do Governo Provincial de Malange (Angola), representada pelo seu governador, Norberto Fernandes dos Santos. A comitiva, que esteve em visita de trabalho ao Alto Minho, integrou ainda representantes provinciais e municipais de Malanje, assim como representantes da Embaixada de Angola em Portugal e da Associação de Desenvolvimento e Defesa dos Angolanos.

O presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, acompanhado de representantes de diversas instituições do território, nomeadamente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), do CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, de escolas profissionais, da Escola de Hotelaria de Viana do Castelo, de associações de desenvolvimento rural e do Centro de Formação Profissional do IEFP, reuniu com esta delegação, com o objetivo de aprofundar as relações entre os dois países e favorecer o surgimento de iniciativas de cooperação, com foco nas temáticas da agricultura, do turismo e da educação e formação.

No final da visita de trabalho, José Maria Costa e Norberto Fernandes dos Santos assinaram uma "Carta de Intenção” entre o Governo Provincial de Malanje e a CIM Alto Minho, no âmbito da qual as duas entidades manifestam a vontade de, num futuro próximo, celebrarem um acordo de cooperação.

A visita da delegação ao Alto Minho integrou ainda visitas de trabalho à Incubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, à Estação Vitivinícola "Amândio Galhano” e à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do IPVC. Já em Viana do Castelo, a comitiva teve a oportunidade de conhecer um caso prático de turismo em espaço rural através de uma visita a uma casa de turismo rural.