CIM Alto Minho realiza encontros literários com programação acessível

2022-03-29

"As palavras que nos unem”. É este o mote dos 10 encontros literários que irão percorrer todas as bibliotecas municipais do Alto Minho em abril e outubro deste ano, com uma programação em multiformatos para todos os públicos. Integrada no projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos”, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), esta iniciativa vai juntar à conversa diferentes autores portugueses, unindo todos os públicos em torno dos livros, um pretexto para a reflexão sobre o poder das palavras enquanto instrumento privilegiado para combater desigualdades, alertar para a exclusão e motivar coletivamente para a coesão social.

A primeira fase ocorrerá durante o mês de abril, nomeadamente em Valença (dia 21), Arcos de Valdevez (dia 22), Caminha (dia 23), Ponte de Lima (dia 29) e Vila Nova de Cerveira (dia 30). Em outubro, terá lugar uma segunda etapa desta edição, abrangendo outros cinco concelhos do Alto Minho (Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura), cuja programação será, a seu tempo, divulgada. Durante estas sessões serão disponibilizados suportes informativos para pessoas com limitações visuais ou auditivas, como o programa em braille e com audiodescrição e a tradução simultânea das sessões em língua gestual. Esta iniciativa conta com o apoio da RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, constituída pelas 10 bibliotecas dos municípios do Alto Minho, que disponibilizam as suas instalações para a realização destes encontros, garantindo as melhores condições possíveis no acesso físico à participação.

A lista de autores convidados reúne alguns dos nomes mais marcantes da cultura nacional, com provas dadas na Literatura, Ensino e Investigação Académica, Cinema, Imprensa, Rádio, Televisão, Direito, ou até nas Palavras Cruzadas. Assim, em abril, vão passar pelo roteiro cultural do evento, os escritores Isabel Rio Novo, Paulo Moura, Tiago Salazar, Rui Cardoso Martins, Silvia Alves, Paulo Freixinho, Manuel Jorge Marmelo, Manuella Bezerra de Melo, Rui Zink, Renato Filipe Cardoso, Mário Augusto e Álvaro Laborinho Lúcio. A moderação dos encontros estará a cargo de João Morales.

Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, "num tempo dominado pelas relações virtuais e pela aceleração digital, os pretextos para o contacto pessoal, cara a cara, são cada vez mais precisos e preciosos. Os encontros literários "As palavras que nos unem” visam, precisamente, promover a possibilidade de encontro e uma humanização dos projetos. Um encontro entre todos os públicos em torno da palavra, de ouvir o outro, é um exercício fundamental sobretudo em tempos de crise de valores”.

Estarão também presentes nos locais das sessões as livrarias Santa Teresinha (Valença), Centésima Página (Caminha), A União (Ponte de Lima), Versus (Arcos de Valdevez) e a Porta Treze - Associação Poética de Todas as Artes (Vila Nova de Cerveira). A Rádio Vale do Minho é o media partner da iniciativa.

Refira-se que o projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos”, no qual se insere a atividade Encontros Literários do Alto Minho - "As palavras que nos unem”, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.

PROGRAMA GERAL
Encontros Literários do Alto Minho "As Palavras que nos Unem"

Dia 21, Quinta-feira | VALENÇA
com Isabel Rio Novo e Paulo Moura