CIM Alto Minho promoveu workshop sobre “Atração de investimento empresarial para o Alto Minho”

2013-07-05

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), em colaboração com a AICEP e com o CEVAL, promoveu no passado dia 4 de julho, pelas 14h30, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, o workshop "Atração de investimento empresarial para o Alto Minho: Capacitação Institucional”, visando apresentar às instituições públicas e associativas regionais as principais metodologias e boas práticas a adotar em termos de atração de investimento empresarial.

O workshop contou com a intervenção de Marta Pinheiro, adjunta da administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), de Leopoldo Yeste Sánchez, subdiretor de promoção do Instituto Galego de Promoção Económica (IGAPE) e de Susy Fernandes, responsável administrativa financeira da Sarreliber, Transformação de Plásticos e Metais SA. A moderação deste painel esteve a cargo de João Esteves, diretor da Incubadora de Iniciativas Empresarias Inovadoras (in.cubo). Destaque para a presença, na sessão de abertura, de Júlio Pereira, secretário executivo da CIM Alto Minho, e de Luís Ceia, presidente da CEVAL; e, no encerramento, de Juan Lirón, diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte Portugal Galiza (GNP-AECT).

Esta iniciativa constituiu, assim, um contributo para a prossecução da estratégia de desenvolvimento territorial "Alto Minho:2020” (cuja elaboração é apoiada pelo ON.2), associando à promoção do Alto Minho uma imagem de região aberta, inovadora e competitiva, dotada de recursos, valores e oportunidade sociais, científico e económicos muito distintivos e de elevado potencial. Recorde-se que a recentemente apresentada Estratégia "Alto Minho 2020” define a melhoria da sua atratividade global como uma das suas quatro prioridades, visando reforçar as condições para viver, visitar e investir na região.