CIM Alto Minho promoveu sessão de apresentação do Programa “Europa para os Cidadãos 2014-2020”

2017-07-11

Decorreu no passado dia 10 de junho, em Ponte de Lima, uma sessão de apresentação do Programa Europa para os Cidadãos, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

Zélia Dias, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) e representante do Ponto de Contacto Nacional para o referido programa, que está em vigor até 2020, foi a oradora convidada para abordar este tema. Durante a sua intervenção salientou a importância de "reforçar os laços europeus, de permanecer unidos na diversidade e de contribuir para um bem comum".

O Programa "Europa para os Cidadãos” tem como objetivos encorajar os cidadãos europeus a desempenhar um papel mais importante no desenvolvimento da União Europeia e a aproximar a Europa dos seus cidadãos. Ao financiar projetos nos quais os cidadãos podem participar, o programa contribui para uma melhor compreensão da União Europeia, da sua história, diversidade e valores comuns.

Podem concorrer projetos da sociedade civil, nomeadamente, de organizações sem fins lucrativos, incluindo organizações culturais, juvenis, de educação e investigação e associações de cidades geminadas; autoridades públicas regionais e/ou locais; federações, associações ou associações de autoridades locais.

Especificamente, neste período de programação comunitária, este erograma financia uma vasta gama de ações, transnacionais ou com dimensão europeia, incluindo encontros de cidadãos, contactos e debates sobre questões de cidadania, eventos a nível da União, iniciativas de sensibilização e de promoção da reflexão sobre os momentos decisivos da história europeia, iniciativas destinadas a dar a conhecer, sobretudo, junto dos jovens, a sua história e o funcionamento das suas instituições, e debates sobre questões de política europeia, com vista a estimular todos os aspetos da vida pública.

No âmbito da sua colaboração com o Département do Finistère, da região francesa da Bretanha, a CIM Alto Minho encontra-se disponível para auxiliar entidades ou organizações na procura de parceiros no Finistère tendo em vista a apresentação de candidaturas a este programa europeu.