CIM Alto Minho promoveu semana dedicada à náutica

2014-05-30

No âmbito da sua estratégia de valorização económica da fileira náutica no Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) dinamizou esta semana várias iniciativas centradas na náutica que registaram grande sucesso, quer pela larga participação de profissionais de turismo, clubes, associações e agentes de animação turística, quer pela apresentação de projetos pioneiros que estão a ser desenvolvidos.

Assim, no dia 28 de maio foi possível reunir cerca de uma centena de empresas de animação turística e agentes hoteleiros do Alto Minho num "business networking”, no Centro Cultural do Alto Minho em Viana do Castelo. O objetivo foi dar a conhecer a vasta oferta de experiências de mar, rio e natureza a todos os profissionais de turismo (operadores, agências de viagens e hotéis),como forma de potenciar o turismo náutico e de natureza, setores determinantes para o desenvolvimento socioeconómico do Alto Minho.

Esta sessão de trabalho serviu também para lançar a segunda edição do Catálogo de Oferta Náutica do Alto Minho (disponível também em versão digital, para consulta ou download, no site da CIM em http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=452), que agrega toda a oferta de atividades náuticas da região (54 fichas de atividades náuticas desportivas e de recreio e 35 prestadores representados).

O programa da iniciativa incluiu ainda um painel subordinado ao tema "Dinâmicas Regionais e Internacionalização da Oferta de Atividades de Mar, Rio & Natureza”, moderado por António Condé Pinto, presidente executivo da APHORT - Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, que contou com as intervenções de François Arbellot, diretor Nautisme en Finistére (França); Paulo Castro, da empresa de consultoria PontoNatura; e Marta Marques, da Associação de Turismo do Porto.

No dia 29 de maio teve lugar no Centro de Remo de Viana do Castelo, um seminário internacional cujo tema central foi a "Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais 2014-2020” e que permitiu a apresentação de experiências náuticas e casos de boas práticas portuguesas, espanholas e francesas, por um conjunto prestigiado de oradores nacionais e estrangeiros. No caso concreto do Alto Minho, merece particular referência as experiências que têm vindo a ser desenvolvidas pelos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima, nomeadamente, de introdução de atividades náuticas no desporto escolar.

A experiência de Viana do Castelo, que se iniciou no ano letivo em curso, envolve mais de 600 alunos de nove escolas do concelho, possibilitando a prática de modalidades como o remo, a vela, a canoagem e o surf. Em Ponte de Lima, este projeto tem sido desenvolvido em parceria com o clube náutico local desde 2004, abrangendo cerca de 4.500 alunos, permitindo assim uma forte divulgação da modalidade de canoagem e a deteção de novos talentos.

Um dos momentos altos do seminário foi ainda a apresentação "in loco” da prática de remo no rio Lima por alguns alunos de escolas de Viana do Castelo.

Destaque, ainda, por fim, para a participação da CIM na 4ª edição do Fórum do Mar 2014, entre 28 e 30 de maio, na EXPONOR, com um stand sobre a náutica no Alto Minho, que foi partilhado com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo.

Refira-se que este conjunto de iniciativas surge na sequência do trabalho de estruturação da fileira náutica que a CIM tem vindo a desenvolver nos últimos anos, no âmbito do projeto Centro de Mar, que possibilitou já a criação de novas valências ligadas ao mar e a expansão e qualificação de instalações náuticas, em cooperação com os clubes desportivos (Centros de Remo, Canoagem e Vela e o Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo), com um valor de investimento de cerca de 10M€.

O projeto Centro de Mar contempla ainda um programa de comunicação e promoção, que envolveu, nomeadamente, a criação de uma marca de excelência para a promoção do turismo náutico do Alto Minho – "Viana Terra Náutica”, a elaboração de um plano de comunicação e marketing e o arranque de uma campanha de publicidade nacional e internacional (na televisão, rádio e imprensa escrita), que será dinamizada até setembro de 2014.