CIM Alto Minho promoveu a última reunião da 1ª fase do projeto CultRinG com grupo de stakeholders do território

2018-12-12
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) encontra-se a finalizar a 1ª fase de implementação do projeto de cooperação inter-regional europeu, aprovado no âmbito do programa INTERREG EUROPE, denominado CultRinG – Cultural Routes as an Investment for Growth and Jobs, que tem como objetivo promover e valorizar os investimentos nas rotas culturais europeias (com enfoque especial nas rotas certificadas pela Conselho da Europa) como forma de contribuir para o crescimento e emprego das regiões parceiras.

No âmbito deste projeto, existe um desafio comum em termos de avaliação e exploração dos benefícios das rotas culturais existentes e de outras que possam vir a ser implementadas, com ligações às PME, às comunidades de acolhimento, ao desenvolvimento sustentável do turismo cultural, de modo a que os objetivos de crescimento e emprego possam ser atingidos mais rapidamente.

Na sequência da realização da 1ª e 2ª reunião do grupo de stakeholders do projeto CultRinG (realizadas a 12 de dezembro de 2017, em Valença e a 12 de julho de 2018, em Viana do Castelo, respetivamente), a CIM Alto Minho tem desenvolvido as atividades previstas na primeira fase do projeto (2017-2018), que incidem no intercâmbio de experiências e na elaboração de planos de ação para o desenvolvimento e "upgrading” de rotas culturais , abrangendo, nomeadamente: o diagnóstico da realidade do território em termos de património e da rota cultural existente, através da avaliação em termos de desenvolvimento económico e dos benefícios diretos e indiretos para o crescimento e emprego; metodologias de discussão e acompanhamento; e uma proposta de modelo de governança das rotas culturais.

Por outro lado, submeteu já uma "Pilot Action” para a 2ª fase, duas "Good Pratice” sobre os Caminhos de Santiago e finalizou o principal "output” do projeto - o Plano de Ação para o Território.

Neste contexto e de forma a dar conta do trabalho desenvolvido pela equipa técnica do projeto e recolher os últimos contributos desta 1ª fase, realizou no passado dia 10 de dezembro a 3ª e última reunião de trabalho do grupo de stakeholders do projeto CulRinG (1ª fase), que decorreu pelas 14h30, nas instalações da CIM Alto Minho, Villa Moraes, em Ponte de Lima.

Esta reunião contou com a presença de José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho, e de Cidália Duarte, em representação da Direção Regional de Cultura do Norte, na Sessão de Abertura, assim como de Deolinda Folgado, chefe da divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial da Direção-Geral do Património Cultural, que falou sobre a Regulamentação da Certificação dos Caminhos de Santiago e de Catarina Chaves, do Município de Vila Pouca de Aguiar (em representação da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago), que falou sobre o Caminho de Santiago como Rota Cultural Europeia: contributo da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago e repto para uma Federação Nacional.

Foi ainda apresentada a versão provisória do documentário/ filme do Projeto CultRing/Caminhos de Santiago, por Martin Dale da Sombra Chinesa.

Além da CIM Alto Minho, integram este projeto outros parceiros europeus como a região da Macedónia Central, na Grécia (chefe de fila do projeto), com a rota Iter Vitis; a região do Lazio, em Itália, com a Via Francigena; a região Västra Götaland, na Suécia, com Saint Olav Ways; a região de Vidzeme, na Letónia, com a rota The Hansa;  Pafos Regional Conselho de Turismo, do Chipre, com a Rota dos Fenícios e a ECTN – European Cultural Tourism Network, da Bélgica.

Refira-se que as rotas culturais do Conselho da Europa foram criadas há 30 anos, englobando atualmente mais de 30 rotas que contribuem para a proteção e desenvolvimento do património natural e cultural. As rotas culturais são usadas como ferramentas para promover e preservar as identidades culturais comuns e diversas da EU, proporcionando uma melhor compreensão da história da Europa através de intercâmbios interregionais de pessoas, ideias e culturas (http://culture-routes.net).