CIM Alto Minho promove workshops sobre turismo náutico acessível e novos produtos e experiências náuticas

2021-03-23
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, nos próximos dias 24 e 25 de março, dois workshops, em formato online, dedicados à temática da náutica, dirigidos sobretudo a operadores e agências de viagens no setor do turismo náutico e turismo em geral. Integrados no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça Ecodestin_3IN, esta iniciativa, denominada "Alto Minho Destino Náutico”, pretende sensibilizar e capacitar os operadores, empresários e outros stakeholders do sector da náutica para o desenvolvimento do destino náutico na região do Alto Minho, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento de produtos e pacotes turísticos, à introdução da acessibilidade e inclusão nos seus produtos e/ou serviços ou à criação de itinerários turísticos acessíveis, acrescentando assim às suas ofertas uma dimensão competitiva diferenciadora.

Pretende-se também apresentar experiências turísticas desenvolvidas na região, de forma a potenciar a atratividade turística do território e a promoção e valorização dos seus recursos associados ao mar, rio, natureza e património, bem como criar um momento de interação e partilha entre os operadores, agências de viagens e todas as partes interessadas. Esta iniciativa faz parte da estratégia desenvolvida no projeto Ecodestin_3IN (http://ecodestin.com/).

Os dois workshops iniciam-se às 16h00 e decorrem até às 18h30, sendo o do dia 24 subordinado ao tema "Destino Náutico Internacional”, e o do dia 25 aos "Destinos Náuticos Acessíveis”. No dia 24, está confirmada a participação de António José Correia, em representação das Estações Náuticas de Portugal; Carlos Vieira, da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos); e Elena Fernandez, da Agan Plus (Asociación Galega de Actividades Náuticas), um dos parceiros da CIM Alto Minho neste projeto. No dia 25, serão oradores Olívia Nogueira, da TUR4all Porto e Norte; Ana Garcia, da Accessible Portugal; vários operadores do Alto Minho e novamente Elena Fernandez, da Agan Plus.

O programa completo da iniciativa, o formulário de inscrição e os links para participação estão disponíveis no site da CIM Alto Minho. Os workshops serão realizados via plataforma Zoom e a participação é gratuita, sendo obrigatória a inscrição através do formulário disponível em  https://forms.gle/NhU55itBZEfvWQmT7

Refira-se que o projeto Ecodestin 3IN, cofinanciado pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020, insere-se na estratégia global dos municípios e da  CIM Alto Minho de promoção da inovação e do turismo náutico de excelência no Alto Minho, nomeadamente no âmbito da Estação Náutica do Alto Minho, uma iniciativa em rede que está a ser dinamizada em conjunto com entidades e organizações locais e regionais do ensino superior, do setor associativo empresarial e empresas que detêm competências na área da náutica e do turismo.
O reconhecimento da região do Alto Minho, em 2018, como uma das Estações Náuticas de Portugal a par do reconhecimento internacional ao nível do turismo sustentável, permitirá reforçar uma rede de atuação conjunta de âmbito local e regional que agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade, que promova o território como um destino de excelência para o turismo sustentável e para a prática de atividades náuticas.