Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho promove TrEX - Training Exchanges sobre metodologias inovadoras no uso do fogo

2017-11-13
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, de 17 a 24 de novembro, o "Alto Minho TrEX”, uma iniciativa habitualmente realizada nos EUA e que tem lugar pela primeira vez na Europa, visando promover a divulgação, intercâmbio e capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo. Integrado no projeto da CIM "Protec|Georisk: Alto Minho 2020” (apoiado pelo PO SEUR), este evento conta com a colaboração de especialistas da conceituada organização "The Nature Conservancy”.

Para além do uso do fogo, os técnicos oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, EUA e Canadá, reunidos durante 7 dias em regime de internato no Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida de Corno do Bico, em Paredes de Coura, abordarão temas como a ecologia do fogo, organização e gestão de incidentes (ICS/IMT) e gestão do fumo e seus impactos.

O Alto Minho TrEx terá início, no dia 18 de novembro, com um workshop que contará com a participação de oradores nacionais e estrangeiros que apresentarão diversos pontos de vista e experiências inovadoras no contexto europeu. Nos dias seguintes e até ao dia 24 de novembro, serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados dos dez municípios do Alto Minho. Refira-se que estas ações estão previstas nos planos de fogo controlado desenvolvidos pelos gabinetes técnicos florestais dos municípios e inserem-se no "Plano Regional de Fogo Controlado do Alto Minho”, que está a ser promovido pela CIM Alto Minho no âmbito do projeto "Protec|Georisk: Alto Minho 2020”.

O programa completo desta iniciativa e as inscrições estão disponíveis através do seguinte link: http://altominhofirecamp.wixsite.com/2017/programa-trex.  

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi