CIM Alto Minho promove sessão de apresentação do Programa “Europa para os Cidadãos 2014-2020”

2017-07-04

Realiza-se no próximo dia 10 de julho, a partir das 09h45, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma sessão de apresentação dedicada ao Programa "Europa para os Cidadãos”. A sessão promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) será dinamizada por Zélia Dias, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) e representante do Ponto de Contacto Nacional para o referido programa, que está em vigor até 2020.

O Programa "Europa para os Cidadãos” tem como objetivos encorajar os cidadãos europeus a desempenhar um papel mais importante no desenvolvimento da União Europeia e a aproximar a Europa dos seus cidadãos. Ao financiar projetos nos quais os cidadãos podem participar, o Programa contribui para uma melhor compreensão da União Europeia, da sua história, diversidade e valores comuns.

Podem concorrer projetos da sociedade civil, nomeadamente, de organizações sem fins lucrativos, incluindo organizações culturais, juvenis, de educação e investigação e associações de cidades geminadas; autoridades públicas regionais e/ou locais; federações, associações ou associações de autoridades locais.

Especificamente, no período de programação comunitária entre 2014 e 2020, este Programa financia uma vasta gama de ações, transnacionais ou com dimensão europeia, incluindo encontros de cidadãos, contactos e debates sobre questões de cidadania, eventos a nível da União, iniciativas de sensibilização e de promoção da reflexão sobre os momentos decisivos da história europeia, iniciativas destinadas a dar a conhecer, sobretudo, junto dos jovens, a sua história e o funcionamento das suas instituições, e debates sobre questões de política europeia, com vista a estimular todos os aspetos da vida pública.

A participação na sessão é gratuita mas o registo é obrigatório através do site da CIM Alto Minho em: /gca/index.php?id=251