CIM Alto Minho promove seminário sobre “Turismo de Natureza: balanço e perspetivas 2014-2020”

2014-12-15
"Turismo de Natureza: balanço e perspetivas 2014-2020” é o tema do seminário de encerramento do projeto de cooperação transfronteiriça "Valor Gerês-Xurés", que terá lugar no próximo dia 16 de dezembro, em Melgaço, na Porta de Lamas de Mouro.

Cofinanciado pelo POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha-Portugal 2007-2013), este projeto foi dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), envolvendo ainda outros parceiros como a Deputación e o Ayuntamiento de Ourense, a ARDAL (Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima), a IN.Cubo, o Ecomuseu do Barroso e os municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca e Terras de Bouro, com o objetivo de promover o turismo sustentável através da estruturação da oferta em torno da "Rede de Portas do Parque” e da criação de valor acrescentado aos recursos e produtos endógenos do Parque Transfronteiriço do Gerês-Xurés.

O seminário que irá decorrer durante todo o dia será integrado por dois painéis temáticos e uma mesa redonda, para apresentação dos principais resultados do projeto Valor Gerês-Xurés, e discussão e análise dos principais instrumentos de planeamento do turismo sustentável no novo ciclo de programação 2014-2020 e dos modelos de promoção do turismo de natureza. Estão já confirmados os seguintes oradores: Javier Feijoo Mendez, da Diputación de Ourense; Jorge Miranda, da In.Cubo; Rita Ferreiro e Carla Rodrigues, da ADERE - Peneda Gerês; Paulo Castro, da Ponto Natura; Sónia Almeida, da Associação Parques Com Vida (APCV); e Sofia Ferreira, da Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal (ERTPNP).

Um dos momentos altos do seminário será a assinatura de um protocolo para a promoção conjunta do desenvolvimento turístico e do potencial endógeno da Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês-Xurés, pelos autarcas do território do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e os alcaldes do Parque Natural da Baixa Límia Serra do Xurés (PNBLSX).

Destaque ainda para a presença, na sessão de abertura, do presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, José Maria Costa; do presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista; e Placido Álvarez Dobaño, deputado provincial, em representação da Deputación de Ourense.

O programa completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do projeto Valor Gerês-Xurés em www.valorgeres-xures.pt/gca/index.php?id=1027.

_______________________________________________________________

O Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés foi criado em 1997, entre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Xurés/Baixo Límia (Galiza), "para fomentar o estabelecimento de normas e medidas similares ou complementares para a defesa, preservação e conservação dos valores naturais de ambos os Parques”. Em 2009 a UNESCO considerou o Parque do Xurés juntamente com o Parque Nacional da Peneda-Gerês como Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês/Xurés.