Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho promove jornadas de disseminação de oportunidades de gestão florestal conjunta (ferramentas, cadastro, reformas e financiamento)

2021-04-29

Decorreu no dia 28 de abril, em formato virtual, a segunda jornada de apresentação das ferramentas tecnológicas produzidas ao abrigo do projeto GEFRECON, que contou com a presença de mais de 50 participantes.

No decurso desta sessão, para além da apresentação da operação "Gefrecon - GEstão FloREstal CONjunta para prevenção de incêndios no território POCTEP”, por Alberto López, em representação da Diputación de Ávila, e das ferramentas tecnológicas produzidas ao abrigo da mesma, a saber: "GEFRECON SIG”, "GEFINCAS” e "FERRAMENTOCA”, por Jorge Antunes, da ENERAREA, e por Nuno Ferreira, da RNAE; foram apresentados o Sistema de Informação Cadastral Simplificado e Balcão Único do Prédio, por  Carla Mendonça, em representação da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, e foram explanadas as oportunidades de financiamento de investimentos no sector florestal ao abrigo das componentes 8. Florestas e 12. Bioeconomia Sustentável do Plano de Recuperação e Resiliência, por Fernando Vale, em representação do Gabinete da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

Este evento enquadra-se na operação "Gefrecon - GEstão FloREstal CONjunta para prevenção de incêndios no território POCTEP”, da qual a CIM Alto Minho é entidade parceira, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

O objetivo deste projeto é, com recurso a soluções inovadoras, fomentar a Gestão Florestal Conjunta e, assim, contribuir para a redução do risco de incêndios florestais/rurais no território POCTEP. Em termos de operacionalização, tal pressupõe o desenvolvimento e implementação de planos conjuntos, o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas inovadoras, a sensibilização da população, a informação e formação da população em matéria de autoproteção e a promoção da criação de empresas florestais.

Mais informações acerca deste projeto estão disponíveis no site https://www.gefrecon.eu.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi