Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho promove I Fórum Social do Minho em Viana do Castelo

2025-07-09
Evento conta com a participação da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão e debate estratégias de combate à pobreza

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza, no próximo dia 15 de julho, o I Fórum Social do Minho, que terá lugar no auditório da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Esta iniciativa resulta de um trabalho coordenado entre as três comunidades intermunicipais da região – CIM Alto Minho, CIM Cávado e CIM Ave – e a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP), visando afirmar o combate à pobreza como um desígnio comum e transversal ao território minhoto.

A sessão de abertura, agendada para as 09h30, contará com as boas-vindas do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues. Um dos momentos altos do Fórum será a intervenção da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, num painel intitulado a "Visão política sobre os desafios sociais", no qual participam também os presidentes das comunidades intermunicipais do Alto Minho, Manoel Batista, e do Cávado, Ricardo Rio, e a vice-presidente da CIM AVE, Elsa Ribeiro.

Com um carácter rotativo e de continuidade, este fórum subscreve a carta de compromisso assinada entre as três comunidades intermunicipais e a ENCP, e tem como objetivo acompanhar, valorizar e divulgar boas práticas de coesão social e territorial. A primeira edição é promovida pela CIM Alto Minho e realiza-se no âmbito do projeto INTEGRA"ATIVA"MENTE, inserido no Plano de Ação Intermunicipal para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (PAIIA) e ancorado nos Planos de Desenvolvimento Social (supra)municipais, cujo objetivo é avaliar o impacto das políticas públicas territorializadas nas pessoas, ao longo do ciclo 2022-2025.

A agenda do fórum, que se estende até às 13h00, incluirá ainda um painel dedicado ao "Balanço da execução da ENCP: Onde estamos e para onde queremos ir?", com as intervenções de Sandra Araujo, coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza; Ana Costa, da Equipa Multidisciplinar de Monitorização do Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas; e Antonieta Ministro, diretora de serviços no Gabinete da Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Este painel será moderado por Marta Coutada, primeira secretária da CIM Ave. Segue-se um painel sobre "Os desafios do combate à pobreza no território da Região Norte e nas sub-regiões", com Elizabeth Santos do Observatório Nacional de Combate à Pobreza da EAPN Portugal; Sandra Tavares, da Comissão Diretiva do Programa Demografia, Qualificações e Inclusão - PESSOAS 2030; Paula Santos, do Secretariado Técnico do NORTE 2030, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; e moderado por Rafael Amorim, primeiro secretário da CIM Cávado. Os participantes terão também a oportunidade de visitar a "Exposição de pósteres de boas práticas na região do Minho".

Com esta iniciativa, cofinanciada pelo Programa Regional do Norte (NORTE 2030), pretende-se reforçar a articulação entre entidades locais, regionais e nacionais, promovendo um debate e reflexão conjunta em torno de estratégias eficazes de combate à pobreza e exclusão social no Minho. As conclusões serão apresentadas por João Cerejeira, da Universidade do Minho.

Mais informações, consulta do programa completo e inscrições AQUI.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi