CIM Alto Minho promove gestão conjunta da carteira de riscos e seguros dos municípios

2010-01-05

Sob a coordenação da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), os municípios constituintes da CIM (Arcos de Valdevez, Caminha, Monção, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira) estão a desenvolver um projecto pioneiro em Portugal, de gestão conjunta das suas carteiras de riscos e seguros em todos os domínios.

Esta metodologia de gestão de riscos e seguros, numa perspectiva mais alargada, tem como objectivo principal a obtenção, a médio prazo, de um novo programa de seguros mais eficiente e economicamente vantajoso para todos.

De entre as várias empresas consultadas, a MDS, consultora de riscos e corretora do grupo Sonae, foi a empresa escolhida para assegurar o apoio técnico quer à CIM Alto Minho, quer aos respectivos municípios associados, no que respeita à mediação de seguros (gestão de riscos e seguros).

A empresa começará por fazer um levantamento completo das apólices de seguro em vigor, e desenvolver o trabalho necessário à identificação, análise, tipificação e quantificação dos riscos, para que, numa segunda fase, proceda ao lançamento de um ou mais concursos públicos internacionais, com base num agrupamento de entidades contratantes, tendo em vista a adjudicação do conjunto da carteira de riscos e seguros municipais.

A CIM Alto Minho decidiu já agendar para dentro de dois meses uma reunião com a MDS, para definir os parâmetros dos concursos a lançar. A prestação de serviços inclui ainda o subsequente apoio na gestão da nova carteira de seguros e riscos para cada uma das entidades, nomeadamente a rescisão ou descontinuidade das actuais apólices de seguro e a emissão dos novos contratos de seguro com a empresa seguradora.

Esta estratégia de gestão colectiva de riscos e seguros insere-se no objectivo mais lato da CIM Alto Minho de, através de uma acção conjunta com todos os municípios, encontrar formas de execução e gestão partilhada de serviços públicos, com benefícios claros em termos de custos e da qualidade da prestação e modernização dos serviços.