CIM Alto Minho promove eventos relacionados com a náutica

2014-05-26
"Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais 2014-2020” é o tema do seminário internacional que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove no dia 29 de maio, a partir das 09h30, no Centro de Remo de Viana do Castelo. Este seminário insere-se no trabalho de estruturação da fileira náutica que a CIM tem vindo a desenvolver no âmbito do projeto Centro de Mar – "Viana Terra Náutica”, nomeadamente na denominada democratização do acesso à prática náutica, em particular no sector escolar. Na ocasião serão apresentadas experiências náuticas e casos de boas práticas portuguesas, espanholas e francesas, por um conjunto prestigiado de oradores nacionais e estrangeiros.

João Fonseca Ribeiro, diretor-geral de Política do Mar; Christian Pasquio, conseiller pédagogique Départemental Education Physique et Sportive, Référent «Classes de Découvertes»; Aristides Sousa, delegado regional de Educação da Região Norte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEesT); Gilmar Marques, vice-presidente da C.A.P - Agrupamento de Escolas de Monserrate (Escola Dr. Pedro Barbosa); e Luís Paulo Rodrigues, diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer (IPVC); são alguns dos oradores convidados para o painel da manhã, com o tema "Dinâmicas Regionais de Democratização da Náutica: Enquadramento & Perspetivas 2014-2020”, e que será moderado por Nuno Almeida, coordenador da Unidade para a Cooperação Estratégica da CCDR-N.

Da parte da tarde, realiza-se um segundo painel sobre "Náutica, Desporto & Escola: Experiências & Boas Práticas Regionais e Internacionais”, moderado por Manuel Barros, diretor regional do Norte do Instituto Português do desporto e Juventude (IPDJ), e que terá como oradores Vitor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; Marc Berçon, responsable des activités nautiques scolaires, Nautisme En Finistère; José Ramón Lete, secretário-geral para o Desporto da Junta da Galiza; e Vasco Ferraz, vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, e Maria Geraldes, diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT), farão o encerramento do seminário.

De referir que no dia 28 de maio, terá lugar pelas 14h30, no Centro Cultural de Viana do Castelo, uma sessão de apresentação e debate para profissionais de turismo sobre as "Dinâmicas Regionais e Internacionalização da Oferta de Atividades de Mar, Rio & Natureza”, que inclui um momento de "Business Networking” entre os prestadores de atividades e os demais profissionais de turismo (operadores, agências de viagens e hotéis). Está confirmada a participação de 32 empresas que vão expor os seus produtos e mais de 40 hoteleiros da região. O objetivo é dar a conhecer a vasta oferta de experiências de mar, rio e natureza a todos os agentes turísticos como forma de potenciar o turismo de natureza, setor determinante para o desenvolvimento socioeconómico do Alto Minho.

Destaque ainda para a participação na CIM Alto Minho na 4ª edição do Fórum do Mar 2014, entre os dias 28 e 30 de maio, na EXPONOR, com um stand sobre a náutica no Alto Minho, que será partilhado com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo.