CIM Alto Minho promove encontros de empresários da região com embaixadores e câmaras de comércio

2015-05-14

Promover a captação de investimento e fomentar o conhecimento e a aproximação dos empresários do Alto Minho aos mercados internacionais é o objetivo da iniciativa "Encontros Alto Minho INVEST” que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza a partir da próxima segunda-feira, com vários embaixadores de países estrangeiros.

Integrado no projeto "Alto Minho INVEST”, cofinanciado pelo ON.2 - Programa Operacional da Região Norte, este ciclo de encontros foi apresentado ontem, dia 13 de maio, em conferência de imprensa pelo presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, e pelo presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), Luís Ceia, entidade que apoia a iniciativa.

Assim, no dia 18, os empresários dos dez concelhos que integram a CIM Alto Minho vão reunir-se, a partir das 14h30, no Hotel Flor de Sal, em Viana do Castelo, com a embaixadora de Moçambique em Portugal, Fernanda Eugénia Moisés Lichal, e, no dia 21, na Pousada de Santa Luzia, também em Viana do Castelo, com o embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica. Em julho, no dia 6, está previsto um encontro com o embaixador da Alemanha, Ulrich Brandenburg, estando ainda a ser estabelecidos contatos com os representantes das embaixadas da Argentina, Espanha, Perú e Noruega para encontros idênticos.

"Estas são embaixadas e países onde muitas das nossas empresas têm alguns contatos e investimentos em curso e cujas relações pretendemos aprofundar. Mas também é importante contatar embaixadas e câmaras do comércio do Norte da Europa, numa perspetiva da captação de investimento estratégico”, explicou José Maria Costa, dando como o exemplo a Noruega, cujas relações interessa promover pela cooperação na área tecnológica e empresarial ao nível da economia do mar, assim como a Alemanha, por ser um país com forte tradição no investimento estrangeiro e com um conjunto de empresas instaladas no Alto Minho.

José Maria Costa sublinhou que estes encontros estão em consonância com aquilo que foi definido na estratégia "Alto Minho 2020”, no domínio da competitividade e do acolhimento empresarial, designadamente, de potenciar as dinâmicas económicas específicas e distintivas do Alto Minho, através da estruturação e dinamização de ações integradas de marketing territorial, dos seus recursos institucionais e dos seus principais clusters (Energia, Componentes de Automóveis e Tecnologias de Produção, Agroalimentar e Vitivinicultura, Mar e Floresta).

O presidente da CIM Alto Minho destacou, ainda, que este ciclo de encontros permite uma relação mais direta com embaixadas e câmaras de comércio, dando a conhecer as empresas e as vantagens competitivas do território, acrescentando que, no próximo ciclo de fundos comunitários, será dada continuidade a este tipo de iniciativas.

Luís Ceia, presidente da CEVAL, defendeu que este tipo de ações "são muito produtivas” e "têm um cunho pessoal muito importante”, permitindo, depois, "encetar outro tipo de contatos”. Revelou ainda que estão já a ser feitos contatos com a embaixada de Cuba, com vista a preparar uma missão de empresários portugueses àquele país da América Central.

O programa completo dos "Encontros Alto Minho INVEST” e o formulário de inscrição neste ciclo de encontros estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.