CIM Alto Minho promove debate sobre o papel do Estado nas zonas de baixa densidade no horizonte 2014-2020

2014-06-23
Consciente da importância fundamental das políticas de proximidade com os territórios e os seus principais agentes sociais e económicos para a pronta e eficaz resolução dos problemas e promoção das potencialidades do Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) vai promover o "Ciclo de Conferências "Alto Minho 2020”: Por uma Nova Visão Territorial das Políticas Públicas 2014-2020”. A primeira conferência terá lugar no próximo dia 1 de julho (terça-feira), a partir das 17h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura. Subordinada ao tema "Alto Minho 2020: Por um Estado mais próximo nas zonas de baixa densidade”, esta conferência irá contar com a presença do secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa.

O objetivo é contribuir para a qualificação do debate em torno da evolução e o impacto potencial das principais políticas públicas no Alto Minho no horizonte 2014-2020, desafiando, para o efeito, personalidades de reconhecida competência técnica a debaterem esta matéria, e promovendo o diálogo entre entidades institucionais, tecido empresarial, movimento associativo e demais atores locais e regionais, com o desígnio de identificar eixos, formas de atuação e oportunidades emergentes para o desenvolvimento coeso do território.

O programa da iniciativa inclui as intervenções de Eduardo Anselmo Castro, professor associado na Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro; Paulo Neves, presidente do Conselho Diretivo da Agência de Modernização Administrativa; Arlindo Cunha, ex-ministro da Agricultura e Ambiente e atual professor da Universidade Católica Portuguesa e Presidente da Região dos Vinhos do Dão; e Rui Solheiro, secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho, e Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, farão a abertura da conferência, e João Marrana, vogal executivo da Autoridade de Gestão do PO Norte/ CCDR-N, o encerramento.

O programa completo da conferência e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.