CIM Alto Minho promove debate sobre instrumentos de financiamento para o setor da agricultura e do desenvolvimento rural

2014-10-08
"Agricultura e Desenvolvimento Rural: Que Instrumentos de Financiamento 2014-2020?”é o tema da segunda conferência promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no próximo dia 16 de outubro, na Escola Superior Agrária do IPVC, em Refóios do Lima, Ponte de Lima, no âmbito do "Ciclo de Conferências "Alto Minho 2020”: Por uma Nova Visão Territorial das Políticas Públicas 2014-2020”.

O objetivo é contribuir para a qualificação do debate em torno da evolução e o impacto potencial das principais políticas públicas no Alto Minho no horizonte 2014-2020, desafiando, para o efeito, personalidades de reconhecida competência técnica a debaterem esta matéria, e promovendo o diálogo entre entidades institucionais, tecido empresarial, movimento associativo e demais atores locais e regionais, com o desígnio de identificar eixos, formas de atuação e oportunidades emergentes para o desenvolvimento coeso do território.

O programa da manhã inclui um painel sobre "Agricultura e Desenvolvimento Rural: Principais Instrumentos de Financiamento 2014-2020”, dirigido a todos os participantes. Para este painel estão já confirmadas as presenças de Rui Monteiro, diretor do Observatório das Dinâmicas Regionais do Norte/CCDRN, que falará sobre o Programa Regional "Norte 2020”; e Manuel Cardoso, diretor regional de Agricultura e Pescas do Norte, que fará um balanço da aplicação do PRODER 2007-2013 no Alto Minho.

Da parte da tarde realizam-se três sessões paralelas sobre as principais prioridades 2014-2020 para o desenvolvimento rural e florestal no Alto Minho e inovação e competitividade no setor agroalimentar, moderados por Carlos Duarte, vogal executivo do Programa Regional ON.2; Francisco Carvalho Guerra, presidente da direção da FORESTIS; e Manuel Sousa, arquiteto. Nestes painéis intervirá um reputado painel de oradores, nomeadamente, Ana Paula Xavier, coordenadora da ADRIMINHO; Francisco Calheiros, presidente da ADRIL; Sónia Almeida, administradora delegada da ADERE-PG; Luís Brandão Coelho, presidente da direção da Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho; Joaquim Viana da Rocha, presidente da direção da Associação Florestal do Lima; Rosário Alves, diretora executiva da FORESTIS; Paulo Queiroz, da JPQ Consultores; Ana Paula Vale, diretora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima; e Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV.

No final, os participantes das sessões paralelas reúnem-se em plenário para uma síntese das prioridades para 2014-2020, com os moderadores dos diversos painéis.

Destaque ainda para a sessão de abertura que será presidida pelo presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa; pelo presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes; e pelo presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Rui Teixeira. Por fim, a sessão de encerramento estará a cargo de Carlos Neves, vice-presidente da CCDR-N.

O programa completo e a ficha de inscrição da conferência estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=1005.