CIM Alto Minho promove debate público sobre a Estratégia e Plano de Ação “Alto Minho 2020”

2013-04-30

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) promove na próxima sexta-feira (dia 3 de maio), a partir das 21h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, um debate público sobre a versão preliminar da estratégia e plano de ação "Alto Minho 2020”, que contará com a participação dos deputados da Assembleia Intermunicipal da CIM e das principais instituições regionais.

Este documento, elaborado com o apoio da sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados, propõe o modelo global de intervenção estratégica e os contornos do plano de ação para a região do Alto Minho, concertando as prioridades do próximo período de programação dos fundos estruturais da União Europeia com os quatro eixos que vêm baseando a visão do "Alto Minho 2020”: "uma região competitiva, conectada, atrativa e resiliente”.

A abertura da sessão estará a cargo de Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de Rui Solheiro, presidente do Conselho Executivo da CIM Alto Minho, e de Rui Taxa, presidente da Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho. Augusto Mateus, coordenador do Plano de Desenvolvimento do Alto Minho e presidente da Augusto Mateus & Associados, fará, depois, a apresentação da "Estratégia e Plano de Ação Alto Minho 2020”, seguindo-se uma mesa redonda sobre "Que futuro para o Alto Minho: prioridades e linhas de ação 2014-2020”, moderada por Paulo Ferreira, subdiretor do Jornal de Notícias. Serão oradores nesta mesa redonda José Luís Ceia, presidente da Direção do CEVAL (Confederação Empresarial do Alto Minho); Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Juan Liron, Diretor do AECT-NPG; e representantes dos grupos partidários com assento na Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho, designadamente Abel Baptista, do CDS/PP; Martinho Cerqueira, da CDU; Rui Henrique Alves, do PSD; Paulo Pimenta, do PS; e Jorge Teixeira, do BE.

A sessão de encerramento será presidida por Carlos Neves, presidente da CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte).

Esta sessão marcará também o início do processo de consulta pública sobre a primeira versão de trabalho do Plano de Desenvolvimento do Alto Minho 2020, que decorrerá entre os dias 6 e 31 de maio. Os documentos estarão em consulta no site www.altominho2020.com, para que todos possam participar ativamente na definição da estratégia e plano de ação que enquadrarão os principais projetos âncora a desenvolver no horizonte 2014-2020.