CIM Alto Minho promove ações de capacitação no projeto Cultura para Todos

2023-01-09
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove a partir de hoje, dia 9 de janeiro, até 16 de março de 2023, no âmbito do projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos”, um conjunto de ações de capacitação, com o objetivo de promover o acesso físico, social e intelectual à participação cultural.

Abertas à participação de todos os públicos, estas sessões serão dinamizadas por representantes das associações Acessible Portugal, Terra Amarela e Acesso Cultura, no entorno de três temáticas relacionadas com projetos de inclusão social através da cultura, projetos sócio-educativos na área da criação artística e espaços culturais inclusivos.

As ações de capacitação serão desenvolvidas num modelo misto, ou seja, em formato online e presencial. Assim, serão realizadas três ações presenciais em janeiro, nomeadamente no dia 12, no Cine Teatro João Verde, em Monção, com a Accessible Portugal, que incidirá na diversidade funcional e nas caraterísticas de pessoas com deficiência; no dia 16, no auditório do Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, com a Terra Amarela, cuja intervenção será centrada nas metodologias de criação e participação artística e cultural; e no dia 24, no auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, com a Acesso Cultura, que abordará as barreiras físicas, sociais e intelectuais à participação cultural.

As restantes capacitações (num total de 27) serão apresentadas em formato online durante o mês de janeiro, fevereiro e março de 2023 às segundas, terças e quintas-feiras de cada semana. O horário estabelecido para os dois formatos (online e presencial) é das 09h30 às 17h30 (intervalo para almoço das 12h30 às 14h30).

O calendário das ações, o formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site da CIM Alto Minho. A participação é gratuita.

Refira-se que o projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, visa, essencialmente, a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.