CIM Alto Minho: Projeto Biolandscape selecionado como um dos finalistas dos Prémios “O Norte Somos Nós”

2017-11-07
O projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) - Biolandscape Alto Minho, relacionado com a gestão ativa de espaços protegidos, foi selecionado pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (enquanto Autoridade de Gestão do Programa Regional) como um dos três finalistas dos Prémios "O Norte Somos Nós”, na categoria "Norte Sustentabilidade”.

Apoiado pelo "ON.2 – O Novo Norte”, programa inserido no QREN 2007-2013, o projeto Biolandscape Alto Minho teve como objetivo principal promover a valorização sustentável do turismo de natureza no território do Alto Minho, permitindo concretizar os seguintes resultados:

(i) O Alto Minho é, na sequência deste projeto, a primeira NUTS III do Continente com todo o território certificado no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável, um galardão internacional atribuído pela Federação EUROPARC (Federation of Nature and National Parks);

(ii) O apoio à valorização da rede de ecovias e ecopistas do Alto Minho através deste projeto constituiu um contributo importante para que:
(ii.1) a ecopista do rio Minho tivesse sido galardoada no mês passado com o terceiro prémio de melhor Via Verde da Europa;

(ii.2) a aldeia do Sistelo, recente vencedora da categoria de Aldeias Rurais, no concurso "7 Maravilhas de Portugal - Aldeias", ganhasse mais notoriedade e melhores condições de visitação através de uma extensão de 10,4 km da ecopista do rio Lima, envolvendo o troço de Arcos de Valdevez/ Sistelo;

(iii) A valorização e capacitação dos espaços de excelência ambiental do Alto Minho (nomeadamente, através de programas integrados de educação e sensibilização ambiental) associados quer ao único Parque Nacional de Portugal (PN da Peneda-Gerês) e, simultaneamente, Reserva Mundial da Biosfera, quer às demais áreas protegidas (desde a Paisagem Protegida de Corno do Bico em Paredes de Coura, às Paisagens Protegidas das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d' Arcos em Ponte de Lima, até às extensas áreas de Rede NATURA 2000 do Litoral Norte e dos Grandes Rios Minho e Lima), contribuiu para que estes se constituam cada vez mais como espaços privilegiados para o contacto e interpretação da riquíssima biodiversidade do Noroeste Peninsular.

Até dia 24 de novembro o público decide por votação online quem é o vencedor por categoria dos Prémios "O Norte Somos Nós”. Vote no nosso projeto (é possível votar mais do que uma vez por dia) através do seguinte link: http://onortesomosnos.jn.pt/?contest=video-detail&video_id=146

Os resultados serão conhecidos durante a gala de entrega dos prémios, que se realiza a 30 de novembro, no Museu do Carro Elétrico, no Porto.