CIM Alto Minho presente no Fórum do Mar, na Exponor, de 10 a 12 de maio

2012-05-04

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) vai estar presente, entre os dias 10 e 12 de maio, na segunda edição do Fórum do Mar, com um stand que será partilhado com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este evento terá lugar na Exponor - Feira Internacional do Porto, sendo promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal e pela Associação Oceano XXI - Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar.

O Fórum do Mar é um evento aberto à participação dos profissionais de diferentes setores que integram a Economia do Mar, à comunidade científica e à sociedade em geral, procurando contribuir para o desenvolvimento da Economia do Mar e para a sensibilização do público em relação aos benefícios que podem ser obtidos com uma exploração sustentável do Mar.

Compreende uma Feira, na qual se apresentam produtos e tecnologias com aplicação no meio marinho, construção naval, náutica recreativa, pesca, energia e transportes marítimos; uma Conferência, em que se desenvolvem palestras e debates sobre sustentabilidade, aproveitamento económico e recursos marinhos; e Animação, com visitas e atividades educativas e de entretenimento para o público em geral.

A valorização da economia do mar no Alto Minho constitui o objetivo central da participação da CIM neste certame. Pretende-se, por um lado, atrair novos fluxos de turismo náutico, através da promoção do Alto Minho, da sua frente marítima e dos principais cursos de água como "espaços de aventura e lazer”, com condições ímpares para a prática de atividades náuticas. Por outro lado, será igualmente dada prioridade ao potencial do mar enquanto "fonte de conhecimento e oportunidades económicas” em áreas como a I&D, construção naval ou pesca.

Na ocasião serão ainda promovidos duas iniciativas âncora da estratégia regional da CIM para a valorização da economia do Mar: o Centro de Mar e a "estratégia do Litoral Norte”.

Incluído na Estratégia de Eficiência Coletiva do "Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar”, de que a CIM Alto Minho é associada, o Centro de Mar é uma iniciativa estruturante e multifuncional. Apostando no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos, este programa de ação irá projetar-se para além de Viana do Castelo, com equipamentos e atividades em todo o Alto Minho.

O desenvolvimento das zonas e comunidades piscatórias é outra iniciativa âncora da estratégia regional de valorização da economia do Mar, abrangendo as zonas e comunidades piscatórias das 21 freguesias litorais e estuarinas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende. Gerida pela Comunidade Intermunicipal através do Grupo de Ação Costeira do Litoral Norte (GAC Alto Minho), este programa de ação visa apoiar, no âmbito do Eixo 4 "Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca” do PROMAR (Programa Operacional das Pescas 2010-2013), projetos que contribuam para a criação de novas fontes de rendimento e promovam a inovação, a diversificação e a valorização de atividades e produtos não só relacionados com a pesca, mas também com o turismo, a proteção ambiental e o património histórico e natural, numa perspetiva de desenvolvimento integrado e sustentável.

Destaque, ainda, para o momento alto desta participação - a apresentação do Guia "Alto Minho - Um Mundo de Experiências Náuticas”, elaborado no âmbito do projeto europeu NEA2 "Náutica Espaço Atlântico 2”. Este evento ocorrerá no dia da abertura do Fórum (dia 10 de maio), pelas 18h00, no Espaço Fórum, localizado na parte central do Pavilhão 5 e abrangerá igualmente a assinatura de um protocolo de colaboração com os dez municípios do Alto Minho e o Município de Esposende, para divulgação das atividades náuticas neste território.

Toda a informação do Fórum do Mar é consultável em www.forumdomar.exponor.pt ou via www.oceano21.org.