Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho premiou escolas participantes no Concurso Escolar “Alto Minho 2020”

2012-06-06

Decorreu ontem (dia 5 de junho), no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, em ambiente de grande entusiasmo, a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Escolar Desafio Alto Minho 2020, que contou com a participação de mais de três centenas de alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e do ensino secundário e profissional do Alto Minho, acompanhados pelos seus professores e diretores dos estabelecimentos de ensino.


O desafio lançado às escolas no âmbito da elaboração de Plano de Desenvolvimento "Alto Minho: Desafio 2020” – desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), teve como objetivo fomentar nos alunos a reflexão crítica e a projeção de um futuro desejável para a região onde vivem, através da realização de uma ilustração (pintura ou desenho), de uma primeira página de jornal ou de um vídeo sobre o Alto Minho em 2020.


Participaram no concurso um total de 29 escolas públicas e privadas, com 100 trabalhos distribuídos pelas categorias "Desafio Ilustração Alto Minho 2020”, destinada ao 1º ciclo, "Desafio Jornal Alto Minho 2020”, para o 2º e 3º ciclos e ensino profissional, e "Desafio Vídeo Alto Minho 2020”, dirigida ao ensino secundário e profissional. De referir que a excelente qualidade dos trabalhos apresentados dificultou o trabalho do júri, que integrou elementos e especialistas de reconhecido mérito ou experiência empírica nas categorias do concurso.


O Centro Educativo de Arcozelo (turma A4A, 3º e 4º anos), de Ponte de Lima, foi o vencedor do primeiro prémio da categoria "Desafio Ilustração Alto Minho 2020”, com uma ilustração sobre a temática Região Competitiva, que foca desde o potencial do mar e da pesca, floresta e indústria florestal, à energia, biomassa e eficiência energética, num território alargado, passando ainda pelas preocupações socias. Na mesma categoria, a Escola de Ensino Básico do Cruzeiro (3º B), Moledo, arrecadou o segundo prémio, com uma ilustração sobre a temática Região Atrativa, e ao Agrupamento de Escolas de Melgaço, Escola Básica da Vila, Turma 2º e 3º B, também com ilustrações sobre a mesma temática, foi atribuído o terceiro prémio. Os prémios foram entregues por Avelino Meira do Poço, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, que assegurou o suporte institucional desta categoria.


O primeiro prémio da categoria "Desafio Jornal Alto Minho 2020” coube ao Agrupamento de Escolas do Freixo (6º D), de Ponte de Lima, cujo trabalho apresentava uma noção clara de comunicação jornalística, tendo-se também valorizado a sua componente gráfica e a criatividade da visão futurista. O agrupamento de Escolas de Arga e Lima (turma A 6º ano), de Lanheses, Viana do Castelo, e a Escola Básica Integrada de Távora (turma B, 9º ano), de Arcos de Valdevez, ganharam o segundo e terceiro prémios. José Carvalho, em representação da EDP - Distribuição de Energia, entregou os prémios desta categoria.


Na categoria "Desafio Vídeo Alto Minho 2020”, a Escola Secundária de Monserrate (turma 12º N) venceu o primeiro prémio, com um vídeo com um cariz regional e uma narrativa criativa. A segunda classificada foi a ETAP (Escola Tecnológica, Artística e Profissional) de Vila Nova de Cerveira (11º ano do Curso Técnico de Fotografia), sendo a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima (11º F-R9), galardoada com o terceiro prémio. Mário Amaral, diretor-geral da EUROPAC Kraft Viana, empresa que apoiou esta categoria, entregou os prémios aos três classificados.


Os premiados receberam ainda troféus que foram concebidos pela Escola Superior Gallaecia e a todos os participantes foram entregues diplomas de participação.


A Associação Cultural Comédias do Minho conduziu a cerimónia de entrega dos prémios, de forma original e criativa, com várias encenações musicais e teatrais que cativaram a atenção dos presentes. A sessão foi igualmente animada pelo projeto Pinoteca da Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, do Porto, com a produção incessante de pins/crachás personalizados, a partir das imagens e desenhos que estiveram a concurso e escolhidos pelos alunos.


Paralelamente estiveram expostos todos os trabalhos dos alunos concorrentes, que serão também apresentados no terceiro seminário da iniciativa "Alto Minho: Desafio 2020”, previsto para julho.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi