CIM Alto Minho participa no Fórum do Mar na Exponor

2011-06-14

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) vai participar, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), no Fórum do Mar que a AEP – Associação Empresarial de Portugal e a Oceano XXI – Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar promovem, entre 16 e 19 de Junho, na Exponor – Feira Internacional do Porto (Leça da Palmeira - Matosinhos).

Este evento é composto por três momentos: uma feira de negócios, uma conferência internacional sobre os recursos marinhos e o seu aproveitamento económico, e um conjunto de actividades de animação sociocultural e desportivas direccionadas para o público em geral.

A presença da CIM fica a dever-se a dois grandes projectos, actualmente, em curso, enquadrados na sua política de valorização e aproveitamento sustentável do mar e dos seus recursos: o Centro de Mar e o desenvolvimento das zonas e comunidades piscatórias do Litoral Norte, este último no âmbito do Eixo 4 "Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca” do PROMAR (Programa Operacional das Pescas 2010-2013).

Durante o certame, a CIM Alto Minho irá partilhar um stand com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, cabendo-lhe a apresentação destes dois projectos enquanto que o IPVC vai divulgar a sua oferta formativa e actividades de I&D associadas ao Mar.

Incluído na Estratégia de Eficiência Colectiva do "Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar”, de que a CIM é associada, o Centro de Mar é um projecto estruturante e multifuncional, que aposta no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos e no reforço da posição de Viana do Castelo como uma cidade náutica do Atlântico, prevendo-se que produza também efeitos positivos noutros concelhos que poderão vir a beneficiar da captação de novos fluxos de turismo náutico.

O Centro de Mar constitui-se assim como um pólo agregador da náutica e do turismo náutico através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalação náuticas, o turismo náutico e a valorização de um conjunto de elementos patrimoniais e ambientais, potenciadores da criação de novas actividades e competências.

A valorização do potencial de desenvolvimento das zonas e comunidades piscatórias é outro projecto que assume igual protagonismo na Estratégia Regional para o Mar, que está a ser gerido pela CIM Alto Minho através do Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte, organismo constituído sob a forma de parcerias locais, no âmbito do Eixo 4 do PROMAR.

O objectivo é apoiar projectos de investimento que contribuam para a sustentabilidade da comunidade piscatória na zona de intervenção correspondente às 21 freguesias litorais e estuarinas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

Com um investimento previsto em projectos na ordem dos 4,3 milhões de euros, o GAC Alto Minho aprovou já seis candidaturas, na sua maioria de promotores privados, que englobam actividades diversificadas, que serão comparticipadas entre 60 a 70 por cento a fundo perdido, no valor global de 202.292,05€.