Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho participa em seminário sobre Agricultura Sustentável e Inovação em Braga

2024-03-22
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) marcou presença no seminário "Agricultura para territórios produtivos, justos e sãos - referenciais e práticas para a inovação e sustentabilidade”, promovido ontem, dia 21 de março, pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), na cidade de Braga. Integrado na 56ª AGRO, o evento teve como objetivo principal promover a colaboração entre agentes e a partilha de exemplos de dinamização produtiva e inovação setorial na agricultura em diferentes contextos sociais e económicos.

A CIM Alto Minho esteve representada pelo primeiro secretário, Bruno Caldas, responsável pela moderação do primeiro painel dedicado ao tema "Agricultura para territórios produtivos, justos e sãos – Região Norte". Este painel contou com intervenções de especialistas, incluindo Carlos Aguiar do CIMO (Centro de Investigação de Montanha) do IPB - Instituto Politécnico de Bragança, que abordou a "Agricultura de montanha e sustentabilidade”; Bruno Leitão, da CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), que falou sobre "Agricultura e Territórios na Região Norte”; Ana Teresa Oliveira e Susana Campos, da ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do IPVC e responsáveis pelo projeto FEAST, que apresentaram uma intervenção sobre "Sistemas alimentares na transição para dietas saudáveis e sustentáveis”; e Joana Nogueira, da ESA do IPVC, que discutiu a "Agro-silvo-pastorícia no Minho – Valorizar a Multifuncionalidade”.

O segundo painel proporcionou a partilha de experiências e perspetivas sobre a dinamização produtiva e inovação sustentável na agricultura do Minho. Diversos oradores enriqueceram este painel, destacando-se temas como o turismo, a natureza e a agricultura na montanha e no Parque Nacional da Peneda-Gerês, apresentado por José Carlos Pires, presidente da Associação de Compartes de Campo do Gerês e Parque Cerdeira. Outros temas incluíram os vinhos que promovem territórios e paisagens sustentáveis, abordado por Luís Cerdeira, da Soalheiro; a agricultura e alimentação equilibrada e sustentável no Cávado, por Paulo Pereira, da ATAHCA; a criação de bovinos de raça Barrosã em área periurbana de Braga, por Luis Fernandes da Quinta Pregal; e a agricultura em modo de produção biológico no centro histórico de Guimarães, partilhada por Nuno Oliveira da Quinta da Verdelha. 

O seminário foi dirigido a técnicos, investigadores, empresários agrícolas e das cadeias de transformação e distribuição alimentar, estudantes, decisores e público em geral. Teve como objetivo apresentar e discutir referenciais e casos práticos de dinamização de processos e unidades de produção agrícolas e territórios rurais, bem como modelos e propostas de intervenção para promover a complementaridade entre atividades intensivas e direcionadas para produtos de mercado e atividades de conservação.

O evento enquadra-se num contexto de desafios consideráveis, resultantes das mudanças climáticas, globalização, dinâmicas demográficas e necessidades crescentes de nutrição/ alimentação, saúde e serviços socioeducativos equitativos. Neste quadro, a sustentabilidade global e regional, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), exige a implementação de mecanismos e medidas que promovam a eficiência e eficácia das atividades humanas e dos territórios, numa perspetiva política, social, económica, técnico-científica e tecnológica.

A participação da CIM Alto Minho neste seminário reforça o compromisso da região com a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e com a construção de um futuro mais próspero e equitativo para todos.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi