CIM Alto Minho manifesta posição solidária com trabalhadores dos ENVC

2013-11-29

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) manifesta a sua solidariedade com os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do castelo (ENVC), na sequência dos recentes desenvolvimentos do processo de subconcessão da empresa, em particular, da decisão de despedimento coletivo dos seus 620 trabalhadores, "sem quaisquer garantias reais da sua integração na subconcessionária selecionada”. Expressa, ao mesmo tempo, "preocupação pelo impacto negativo” da decisão de encerramento dos estaleiros "no agravamento da situação económica e social do Alto Minho”.

Em comunicado o Conselho Intermunicipal da CIM, salienta que o problema implica, não apenas, a destruição líquida de emprego direto, mas também no que respeita aos riscos e incerteza gerados aos mais de 4.000 postos de trabalho indiretos na região associados à atividade dos ENVC.

A CIM denuncia e repudia a "flagrante duplicidade de critérios que tem vindo a ser usada pela Comissão Europeia e pela generalidade dos Estados Membros – entre os quais o Estado Português – no que se refere às brutais restrições existentes aos apoios públicos à indústria naval, contrastando com o generoso apoio disponibilizado à indústria automóvel e aeronáutica e, em particular, com o gigantesco apoio dado com o dinheiro de todos os contribuintes para salvar o sistema financeiro”.

Salienta ainda ser fundamental "reforçar o papel da indústria naval no contexto das referidas políticas de reindustrialização europeias”, bem como o "Estado Português aposte nas políticas da economia do mar, ultrapassando "a mera retórica” sobre a tradição marítima nacional e a enunciação de objetivos poéticos para o futuro coletivo”.

Continuando a expressar a sua posição, os municípios alto-minhotos apelam ao Governo que promova a valorização dos estaleiros navais e da indústria de construção naval, quer na sua dimensão específica, quer através da criação de um parque industrial moderno e competitivo centrado na atividade de metalomecânica pesada, beneficiando do acolhimento de um conjunto mais vasto de atividades associadas à metalomecânica pesada (onde se insere a construção naval), através de uma plataforma de colaboração entre fabricantes de metalomecânica e universidades relevantes na formação de técnicos e quadros especializados nestas áreas (beneficiando de fundos estruturais para formação de capital humano).