CIM Alto Minho lidera projeto digital para modernizar gestão urbana dos municípios
2025-05-15
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) vai avançar com um projeto inovador para modernizar os serviços urbanos dos 10 municípios da região. O projeto "Plataforma de Gestão Urbana (PGU) Alto Minho” foi recentemente aprovado no âmbito de uma candidatura apresentada à Agência para a Modernização Administrativa (AMA), financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um apoio de cerca de 1,5 milhões de euros.
Este projeto permitirá implementar ferramentas digitais mais eficientes e integradas, com vista a apoiar os municípios na gestão das suas áreas urbanas, otimizando recursos, sistematizando dados e facilitando a tomada de decisão em domínios como a mobilidade, o ambiente, a qualidade de vida e os serviços urbanos. O projeto também permitirá aos cidadãos aceder a determinados serviços online de forma mais fácil e rápida, submeter pedidos, obter informações e acompanhar processos sem necessidade de deslocação física aos serviços.
Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, esta iniciativa "representa um passo importante no caminho da transição digital”, alinhando-se com o objetivo de tornar os serviços municipais mais eficientes, mais próximos das pessoas e mais preparados para os desafios do século XXI. "Com esta plataforma, conseguiremos tomar decisões mais informadas e baseadas em dados concretos, que se traduzirá numa melhor qualidade de vida para os cidadãos do Alto Minho", acrescenta.
Do ponto de vista prático, o projeto PGU Alto Minho contempla várias ações, incluindo a evolução e melhoria da plataforma digital de gestão urbana já existente, a introdução de novas ferramentas tecnológicas - como dashboards regionais e sistemas de análise de dados (power data) - a aquisição de plataformas verticais digitais para áreas específicas da administração pública local, a implementação de sistemas de sensores para recolha de dados em tempo real e o desenvolvimento de serviços de integração e partilha de dados entre municípios.
A abordagem será liderada pela CIM Alto Minho, em estreita colaboração com todos os seus municípios associados: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Para além de facilitar a gestão do território e o trabalho técnico das autarquias, o projeto contribuirá também para reforçar a transparência, promover a cooperação intermunicipal e envolver os cidadãos na gestão pública, permitindo o acompanhamento de indicadores e resultados em tempo real, através de uma plataforma digital mais acessível, interativa e integrada.
A implementação do projeto PGU Alto Minho enquadra-se na Estratégia Nacional para os Territórios Inteligentes (ENTI), e constitui um passo fundamental para a concretização da Estratégia Alto Minho 2030, que visa tornar o território mais conectado, inovador e resiliente aos desafios do futuro.