Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho levou crianças e jovens de Caminha e Viana do Castelo a intercâmbio náutico em Coimbra

2010-07-14

Realizou-se no passado dia 7 de Julho, no Parque Verde do Mondego/rio Mondego, em Coimbra, um intercâmbio náutico com crianças e jovens, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, no âmbito do projecto NEA2 – Náutica no Espaço Atlântico.


Esta iniciativa contou com a participação de 60 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, provenientes dos concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Mealhada, e o apoio do Clube do Mar de Coimbra. O objectivo foi favorecer o intercâmbio de crianças e jovens, em idade escolar, tendo como motivo a náutica e as actividades de descoberta dos ambientes aquáticos.


As actividades tiveram início com uma pequena apresentação teórica sobre a vela, os vários tipos de embarcações e outras questões relacionadas com a náutica. De seguida, realizaram-se passeios de vela, com os jovens de maior idade, e gincanas em embarcações Optimist, para os mais novos. Após um almoço no restaurante das Piscinas do Parque Verde, seguiu-se um passeio pedestre pelo Parque da Cidade.


O NEA 2 é um projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico, que integra 24 parceiros de grandes regiões atlânticas (Midwest, Dublin, Baixa‐Normandia, Bretanha, A Mancha, Pays de la Loire, Norte e Centro de Portugal, Galiza, Andaluzia, Cornualha e Devon), com um denominador comum: fazer do Espaço Atlântico o centro de excelência da náutica sustentável. Comporta como eixos principais a performance económica e inovação, a protecção e valorização do ambiente e a contribuição para a qualidade de vida e coesão social. Em cada um destes eixos, o projecto prevê a realização de acções piloto transnacionais comuns, que associam diversos parceiros, e de acções locais, que são implementadas por cada participante no seu território.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi