Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho lança concurso de ideias “Start Me Up Alto Minho”

2015-04-13

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto-Minho) acaba de lançar o concurso de ideias "Start Me Up Alto Minho”, com o objetivo de fomentar a capacidade empreendedora da comunidade e estimular o desenvolvimento de novos projetos empresariais no território do Alto Minho.

Podem candidatar-se pessoas em nome individual ou em grupo, até ao limite máximo de cinco elementos, que pretendam explorar uma ideia ou conceito de negócio a implementar no Alto Minho.

A competição de empreendedorismo está aberta a todas a ideias com forte potencial de negócio, em qualquer sector de atividade, independentemente do seu estágio de desenvolvimento. A participação é gratuita!

Com um formato inovador, o "Start Me Up Alto Minho” desenvolve-se em diversas fases sequenciais, procurando incentivar o aparecimento de novas ideias de negócio e dotar um conjunto de participantes das competências necessárias à sua implementação com sucesso.

Assim, a primeira fase, consiste na análise e seleção das ideias de negócio que apresentem maior potencial. O prazo para apresentação de candidaturas decorre até ao próximo dia 15 de maio, podendo o formulário de candidatura ser obtido através do website da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.

Os promotores das ideias selecionadas participarão na fase seguinte, ou seja, num programa de Oficinas de Empreendedorismo e Geração de Ideias, destinadas, no máximo, a 50 participantes. Estas oficinas terão como finalidade capacitar os concorrentes para o empreendedorismo, trabalhando competências e a geração de ideias para iniciativas empreendedoras. Na sequência desta capacitação, os participantes farão a apresentação da sua ideia ao júri, o qual designará, no máximo, 20 ideias finalistas.

As ideias finalistas participarão na terceira fase, que se iniciará com um programa de Imersão Empreendedora, tendo em vista a capacitação dos participantes e o apoio ao desenvolvimento das suas ideias de negócio, terminando com a seleção de três ideias vencedoras. Os três primeiros classificados participarão, depois, num Programa de Incubação, com consultoria especializada, para apoio na elaboração do seu plano de negócios.

Ao participarem neste concurso de ideias os promotores selecionados terão acesso a uma experiência intensa, focada, útil e interativa, acompanhada por especialistas na criação de negócios; ao desenvolvimento de ideias e avaliação do seu potencial de concretização; à aquisição e treino de competências empreendedoras e à estruturação de um plano de negócios.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto "Alto Minho INVEST”, dinamizado pela CIM Alto Minho e cofinanciado pelo ON.2 - Programa Operacional da Região Norte.

Outras informações estão disponíveis no website www.cim-altominho.pt, sendo ainda possível obter eventuais esclarecimentos através do email startmeup@altominho.pt.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi