CIM Alto Minho integra Rede Transfronteiriça de Valorização do Património Marítimo da Galiza/Norte de Portugal

2013-06-26

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) assina no próximo dia 27 de junho, no Museu do Mar da Galiza, em Vigo, um protocolo para a criação de uma rede transfronteiriça de valorização do património marítimo comum entre a Galiza e o Norte de Portugal. Este protocolo será assinado às 19h00 no âmbito do Fórum "PROAMARE: A Rede Vital do Mar”, promovido pela Deputación de Pontevedra, tendo ainda como signatários o CETMAR (Centro Tecnológico do Mar - Vigo), a Fundação Gil Eannes, o Município de Caminha e outras entidades relacionadas com a cultura marítima.

Este protocolo tem como finalidade o intercâmbio de conhecimentos sobre a gestão do património marítimo e o desenvolvimento de ações conjuntas no âmbito do projeto PROAMARE – Proteção Ativa do Património do Mar, aprovado em 2011 pelo POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013). Este projeto visa potenciar o turismo marítimo na região Galiza/Norte de Portugal, através de uma estratégia turístico-económica na qual se estimule a utilização e o aproveitamento dos espaços transfronteiriços como destinos turísticos de qualidade.

O território de influência deste projeto abrange a província de Pontevedra, na Galiza, principalmente a sua faixa costeira, e a área costeira portuguesa constituída pelos municípios de Caminha e Viana do Castelo, onde reside um total de 1.212.862 pessoas, numa superfície de 6.713,4 km2 e com uma densidade de população de cerca de 180,66 habitantes/km2.

A CIM Alto Minho, enquanto entidade parceira do projeto e interlocutora dos parceiros portugueses com o líder do consórcio (Deputación de Pontevedra), irá desenvolver diversas atividades, nomeadamente, a execução de uma rota pedestre, ao longo da orla costeira do Litoral Norte, com visitas a pontos de interesse ligados ao mar e com a participação de todas as entidades integradas no projeto e o público em geral; a participação em feiras na área do turismo náutico no Norte de Portugal/Galiza; e o desenvolvimento de suportes promocionais sobre o património marítimo da região, com o objetivo de divulgar este novo recurso turístico-cultural.

As intervenções do referido projeto compreendem também a criação do Museu Marítimo no "Gil Eannes”, a realização de um encontro internacional de embarcações tradicionais e o desenvolvimento de um catálogo sobre o património marítimo da região, que, em conjunto com um relatório sobre as experiências de outras regiões europeias, originará uma proposta de rotas para serem aproveitadas comercialmente.

Para consulta do programa do Fórum "PROAMARE: A Rede Vital do Mar” aceda ao site www.proamare.depo.es.