Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho encerra pós-graduação em SIG com seminário

2011-12-12

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), em colaboração com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), promove no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 14h00, o seminário "A capacitação e o desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica Municipais”, no auditório dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo.


Este seminário irá encerrar o ciclo de seminários do curso de pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica Municipais, que foi promovido pela CIM Alto Minho e pelo IPVC, entre Dezembro de 2010 e Dezembro de 2011, nas instalações da ESA, em Refóios, Ponte de Lima, com uma duração de 567 horas lectivas.


Aprovado e co-financiado pelo Eixo 3 - Medida 3.4 do Programa Operacional Potencial Humano (POPH-QREN), o curso de especialização em SIG Municipais constitui-se como um curso inovador com abordagens, temas e participantes que alargaram o âmbito de cursos similares. De salientar que este facto foi reconhecido em diversos âmbitos académicos e encontros onde foi incitada a sua apresentação como estudo de caso.


Ao longo do curso, docentes e discentes, tiveram a possibilidade de desenvolver diversos trabalhos de natureza aplicada que garantiram, em particular, a obtenção de diagnósticos sobre o estado, o desenvolvimento e as opções para os SIG Municipais; a partilha de experiências; a experimentação de tecnologias de informação geográfica em diferentes áreas de aplicação do planeamento e gestão municipal; o avanço, em termos conceptuais, ao nível do levantamento de requisitos; e a especificação dos modelos e arquitecturas de SIG e de IDE, da modelação e avaliação da qualidade dos dados.


O seminário "A capacitação e o desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica Municipais” conta com dois painéis temáticos, "Desafios e experiências em IDE e SIG Municipais” e "Ensino e formação de sistemas de informação geográfica”, e um conjunto de oradores especialistas em SIG.


PROGRAMA | Seminário "A capacitação e o desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica Municipais”


14h00 | Recepção de Participantes
14h15 | Sessão de Abertura
Presidência da CIM Alto Minho
Presidência do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo
14h30 I I Painel Temático – Desafios e experiências em IDE e SIG Municipais
14h40 | A monitorização, gestão e capacitação em IDE: o caso do SNIG no quadro da INSPIRE (João Geirinhas, Instituto Geográfico Português - IGP)
15h00 | O desenvolvimento e as aplicações dos SIG Montijo (Francisco Cardoso- Câmara Municipal de Montijo)
15h20 | O desenvolvimento e as aplicações do SIG Odivelas - (Rui Dias, Câmara Municipal de Odivelas)
15h40 | IDEPo: nodo IDE de la Diputación provincial de Pontevedra com información de la EIEL - (António Maneiro, iCARTO)
16h00 | Coffee break
16h20 | II Painel Temático – Ensino e formação de sistemas de informação geográfica
16h30 | A capacitação e o desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica Municipais - (Inês Santé, LABORATE, Universidade de Santiago de Compostela)
17h00 | O percurso, os desafios e os resultados da capacitação dos SIG Municipais do Alto Minho - Joaquim Alonso (IPVC)
17h20 | Debate

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi