CIM Alto Minho e Turismo do Porto e Norte apoiam candidatura de Monção e Melgaço a Capital Europeia do Vinho 2015

2014-11-20

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPN) apoiam a candidatura da Sub-Região de Monção e Melgaço ao título de Capital Europeia do Vinho 2015. Esta tomada de posição conjunta foi anunciada na última reunião ordinária da CIM Alto Minho, onde o presidente da ERTPN, Melchior Moreira, também esteve presente.

O objetivo desta candidatura, apresentada pelas câmaras municipais de Monção e Melgaço, no passado dia 2 de outubro no Instituto da Vinha e do Vinho, em Lisboa, é posicionar mundialmente o vinho Alvarinho como um produto de qualidade relevante e promover o território de ambos os concelhos nos mercados externos. Refira-se que esta candidatura do Alto Minho já recebeu também o apoio da CCDR-Norte.

A região vencedora do título Capital Europeia do Vinho 2015 será conhecida a 24 de novembro, em Jerez de la Frontera, Espanha, cidade vencedora em 2014. Como embaixadores, a candidatura conta com nomes relevantes no campo gastronómico, chefe Victor Matos; na arquitetura, Álvaro Siza Vieira; na enologia, Anselmo Mendes; na arte, Joana Vasconcelos; e na música, Maestro Rui Massena.

Para os autarcas de Monção e Melgaço, Augusto Domingues e Manoel Baptista, respetivamente, esta é uma oportunidade única para reforçar, no contexto nacional e internacional, a importância da Sub-Região do Vinho Verde Alvarinho, especialmente numa altura em que se trabalha numa estratégia para a sua conservação e afirmação.