Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho e METHAMORPHYS apostam na inserção pela arte de pessoas em situação de sem-abrigo no projeto Cultura para Todos

2022-11-11
"A arte como alavanca de um novo projeto de vida” é a recente aposta da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano – Methamorphys, para pessoas em situação de sem-abrigo do território do Alto Minho, no âmbito do projeto "Cultura para Todos”.

Com a designação de Insert´Arte, esta iniciativa compreende o desenvolvimento de uma oficina ocupacional, orientada por um grupo de monitores artistas, com o propósito de criar e consolidar dinâmicas de expressão plástica, introduzindo a arte como elemento catalisador e libertador capaz de gerar novas perspetivas de vida e oportunidades para esta comunidade em especial. 

Os trabalhos resultantes deste processo criativo integrarão, posteriormente, uma exposição que será aberta ao público. Como complemento, serão realizadas, em datas a definir, diversas palestras/ tertúlias subordinadas ao tema "Inserir através da arte”, no sentido de promover a interação entre os vários atores do processo. 

A oficina ocupacional é desenvolvida no contexto da medida "Seniores Criativos” que faz parte do projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e que visa, essencialmente, a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi