CIM Alto Minho e IPVC levam empreendedorismo às escolas

2011-09-26

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vão avançar, durante o ano lectivo de 2011/2012, com um projecto-piloto junto das escolas e da comunidade educativa regional, relacionado com o desenvolvimento de actividades que promovam competências e atitudes empreendedoras desde os primeiros anos da escolaridade obrigatória.

O objectivo é fomentar a apropriação social do espírito e cultura empreendedora nos três primeiros níveis de ensino (pré-escolar, 1º e 2º ciclos), através da criação de ambientes de aprendizagem motivadores, gratificantes e exigentes que promovam o espírito de iniciativa, a capacidade de gerar e aplicar ideias e uma maior criatividade e autoconfiança, reforçando estes elementos em todos os currículos e áreas de estudo.

Esta iniciativa será desenvolvida no âmbito do eixo da "Educação para o Empreendedorismo”, da Rede Regional de Apoio ao Empreendedorismo do Alto Minho, pretendendo-se que, numa primeira fase, abarque uma amostra educativa composta por 30 turmas de escolas do Alto Minho, com o objectivo final de cobrir todo o território, abrangendo todas as escolas e os diferentes níveis de ensino, desde os níveis de ensino iniciais até à formação ao longo da vida.

Para tal, têm sido efectuados contactos com o Centro Educativo Alice Nabeiro – Associação Coração Delta, que tem desenvolvido um trabalho e uma metodologia muito eficaz na área do empreendedorismo escolar e que, no passado dia 22 de Setembro, esteve representando por Ivan Nabeiro, da administração do Grupo Nabeiro, numa reunião realizada na Escola Superior Agrária do IPVC (Ponte de Lima) com os vereadores da educação dos municípios associados da CIM, para dar a conhecer e manifestar a vontade de desenvolver este projecto no Alto Minho.

A promoção do empreendedorismo em contexto escolar mereceu o melhor acolhimento por parte de todos os municípios do Alto Minho, parceiros da CIM e do IPVC no Cluster de Educação para o Empreendedorismo da Rede Regional e que, nos últimos meses, têm trabalhado para a implementação do Empreendedorismo como Projecto Escolar. O Centro Educativo Alice Nabeiro – Associação Coração Delta mostrou-se, ainda, interessado em estabelecer brevemente um protocolo de colaboração com a CIM e o IPVC para o desenvolvimento deste projecto-piloto na região.

Assim, foi já efectuado um levantamento das escolas/agrupamentos disponíveis para integrar este projecto, prevendo-se que, no próximo mês, seja possível avançar com a primeira etapa do que será este projecto de empreendedorismo nas escolas.

Recorde-se que a Rede de Apoio ao Empreendedorismo no Alto Minho foi constituída, em finais de 2010, por um conjunto significativo de agentes locais e regionais tendo em vista a concretização e dinamização de um sistema mais eficiente e coordenado de apoio ao empreendedorismo de base local, tendo por base três níveis de actuação, nomeadamente o da Educação para o Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Apoio aos Empreendedores.