CIM Alto Minho e IPVC apresentam resultados finais do projeto “Educação para o Empreendedorismo”

2013-07-12

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) promovem, no próximo dia 18 de julho, o seminário final do projeto "Educação para o Empreendedorismo”, onde serão apresentados os resultados deste projeto-piloto, desenvolvido ao longo do ano letivo 2012/2013, com crianças dos 3 aos 12 anos de agrupamentos de escolas de todos os concelhos do Alto Minho.

Este projeto insere-se na Rede Regional de Apoio ao Empreendedorismo do Alto Minho, tendo como parceiros a Comunidade Intermunicipal e os seus dez municípios associados, o IPVC e a Associação Coração Delta, através do Centro Educativo Alice Nabeiro. O objetivo desta parceria foi fomentar a apropriação social do espírito e cultura empreendedora pelas crianças do pré-escolar e do 1º e 2º ciclos do ensino básico da região, através da exploração e adequação do manual "Ter ideias para mudar o mundo” (CEAN, 2009). Além do seminário final que decorrerá a partir das 09h00, na Biblioteca da ESE-IPVC, este projeto contemplou igualmente um conjunto de sessões formativas com responsáveis da área da educação; visitas ao Centro Educativo Alice Nabeiro, para conhecer as melhores práticas relacionadas com o empreendedorismo escolar; e a sua implementação numa amostra de 25 turmas de agrupamentos de escolas do Alto Minho.

Os projetos de empreendedorismo desenvolvidos com as crianças do pré-escolar e do 1º e 2º ciclos do ensino básico serão apresentados pelos professores participantes no projeto-piloto e serão comentados por Dionísia Gomes e Carlos Pepe, do Centro Educativo Alice Nabeiro. Refira-se que a equipa de docentes da ESE, que acompanha este projeto, tem apresentado comunicações e publicações sobre o mesmo, em encontros científicos nacionais e internacionais. Salienta-se a sua seleção como uma das "boas práticas” apresentadas no First International Workshop on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education in Initial Teacher Education (Dublin, Maio de 2012), organizado pela Comissão Europeia.

O programa do seminário inclui ainda uma conferência sobre "Desenvolvimento de atitudes positivas e conhecimentos básicos em relação ao empreendedorismo ao longo da escolaridade obrigatória", a cargo de Maria do Céu Taveira, da Universidade do Minho. Francisco Jesús Ferreiro Seoane, das universidades da Corunha e de Santiago de Compostela, e Guillermo Viña González, da Xunta de Galicia, integram o painel de oradores estrangeiros convidados, cujas intervenções incidirão nas experiências de empreendedorismo desenvolvidas em contextos escolares da Galiza.
A ficha de inscrição e o programa completo do seminário encontram-se disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt. A inscrição é gratuita!