Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho e CEVAL realizam ação de benchmarking à Islândia para analisar estratégias de promoção do sucesso escolar

2023-05-04
A realizar entre os dias 4 e 7 de maio esta ação de benchmarking, ligada à educação, tem como objetivo a troca de experiências e a partilha de boas práticas relacionadas com os sistemas educacionais inovadores (em particular o de países nórdicos como a Islândia), no sentido de reforçar a equidade no acesso à educação e melhorando a qualidade e a pertinência das aprendizagens e das competências adquiridas.

A comitiva do Alto Minho, composta por autarcas e dirigentes associativos empresariais da região, será recebida pelo diretor de Comunicação e Marketing, Stefán Hrafn Hagalín, na Universidade de Reiquiavique, a maior universidade privada da Islândia, localizada na capital do país. Esta é uma instituição privilegiada entre diversas organizações islandesas, como a Câmara de Comércio, a Federação das Indústrias e Confederação dos empregados islandeses. A universidade possui mais de três mil estudantes e cerca de quinhentos empregados (os professores vêm de 26 países diferentes para lecionar na universidade). A universidade é completamente bilíngue, tendo aulas em Inglês e em Islandês e possui quatro escolas académicas: Escola de Direito, Escola de Negócios, Escola de Ciências da Computação e Escola de Ciências e Engenharia. Será ainda aproveitada este dia para reunir com o responsável da Escola de Artes Visuais de Reykjavík, Áslaug Thorlacius. Esta escola sem fins lucrativos é administrada por artistas e designers. A escola tem a acreditação da Direção de Educação como uma escola secundária privada onde o ensino/cursos equivalem ao 3º e 4º nível de acordo com o Quadro de Qualificação de Educação da Islândia (equivalente ao 4º e 5º nível de acordo com o Quadro Europeu). Neste contexto, é assinado um contrato anual com o Departamento de Educação e Juventude da cidade de Reykjavík para promover educação artística profissional extracurricular para os alunos desde a pré-escola até o ensino médio. Tratam-se de duas oportunidades de contacto com novas abordagens e modelos de ensino de forma a poder contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos, neste caso em particular do Alto Minho. O sistema de educação na Islândia está dividido em quatro níveis: infantil, primário, secundário e superior, e é semelhante ao de outros países escandinavos. A educação é obrigatória para crianças com idades compreendidas entre 6 e 16 anos. A maioria das instituições é financiada pelo Estado, existindo poucas escolas particulares neste país. 

A delegação do Alto Minho terá ainda oportunidade de reunir com Björgvin Þór Björgvinsso, na Business Iceland in Reykjavik, uma parceria público-privada estabelecida para melhorar a competitividade das empresas islandesas nos mercados estrangeiros e estimular o crescimento económico através do aumento das exportações. Os principais setores chave são a energia e as soluções verdes, a inovação, as indústrias criativas, o turismo, a pesca e a alimentação e produtos naturais. 

O Iceland Ocean Cluster será também visitado pela comitiva do Alto Minho, contando para o efeito com a presença do diretor administrativo Rósbjörg Jónsdóttir e de Helga Lára Guðmundsdóttir, do Consulado Honorário de Portugal na Islândia. A missão do Iceland Ocean Cluster é criar valor unindo empreendedores, negócios e conhecimento nas indústrias marítimas. Para cumprir esta missão, fornecem uma gama de serviços e investem em recursos, em novas spin-offs e projetos marítimos. Por outro lado, este cluster representa o setor de energia na Islândia e tem em média mais de 50 membros que, juntos, gerem os recursos energéticos do país.

Esta ação de benchmarking - iniciativa conjunta organizada pela CIM Alto Minho e CEVAL- têm como principal objetivo dotar os agentes territoriais do Alto Minho das ferramentas necessárias para melhorar o sucesso educativo do Alto Minho, bem como o incremento da competitividade da região através de um conjunto de missões institucionais e reuniões com diferentes entidades europeias. 

Por fim dar nota que esta iniciativa é apoiada pelo Norte 2020, no âmbito do projeto "+REDE”− COORDENAÇÃO, DINAMIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO TRANSVERSAL DO PIICIE "ALTO MINHO − SCHOOL4ALL”. 
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi