CIM Alto Minho desafia alunos da região a apresentar sugestões de melhorias para as suas escolas

2023-01-25
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a 5.ª edição do Concurso Escolar, este ano letivo subordinado ao tema "EU PARTICIPO!”, com o objetivo de estimular o potencial criativo dos alunos dos 10 concelhos do Alto Minho, no desenvolvimento de ideias que introduzam melhorias significativas nas suas escolas. A participação no concurso pressupõe o preenchimento de uma manifestação de interesse até ao próximo dia 24 de fevereiro (NOVA DATA).

Dinamizado no presente ano letivo, nas escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional, o concurso insere-se no compromisso da CIM Alto Minho em incentivar a comunidade escolar a assumir um papel participativo relevante na definição de uma estratégia que contribua para o desenvolvimento da região. Procura valorizar o espírito criativo e inovador dos alunos, sensibilizando-os também para a importância da escola como um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, bem como promover o envolvimento da família na vida escolar dos filhos.

O concurso é reservado a grupos de alunos, que poderão ser ou não da mesma turma, mas sempre da mesma escola, até ao máximo de cinco elementos, orientados por um tutor/ docente. Inovação, criatividade, equidade, inclusão, viabilidade, sustentabilidade, resultados e potencial impacto das ideias propostas são os critérios que o júri terá em conta.

Serão escolhidos quatro projetos vencedores, cujo mérito e valor pretende-se que sejam reconhecidos num ato público, em local e data a definir pela CIM Alto Minho.

Após o preenchimento e submissão prévia da manifestação de interesse no site da CIM Alto Minho, na página  /gca/index.php?id=465, os projetos deverão ser submetidos até ao próximo dia 10 de maio, sendo premiados os que obtiverem melhor classificação, por nível de ensino (1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário regular ou profissional). As normas de participação do concurso estão disponíveis na mesma página.

O concurso escolar "EU PARTICIPO!” é desenvolvido no âmbito do projeto "SCHOOL4ALL Alto Minho”, financiando pelo Programa Operacional Norte 2020, inscrito no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), com a finalidade de contribuir para o sucesso educativo na rede de oferta de ensino do Alto Minho.