CIM Alto Minho defende articulação de políticas ao nível empresarial

2011-12-23

Realizou-se no passado dia 21 de Dezembro, em Valença, a última reunião ordinária deste ano do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), que ficou marcada pela decisão de aprofundar e desenvolver, em 2012, uma estratégia de concertação de políticas ao nível dos diferentes atores regionais que atuam no domínio empresarial, tendo em vista a promoção do empreendedorismo, da atratividade territorial e do acolhimento empresarial no contexto do Minho-Lima.

Para o Conselho Executivo, é preciso potenciar sinergias na rede de atores do Alto Minho, numa perspectiva de interligação e complementaridade de competências na área empresarial e rentabilização das estruturas de apoio às empresas existentes no território. O objetivo passa por mobilizar todos os atores que intervêm nesta área para definir regras e processos de trabalho em conjunto, atuando em rede, de forma coerente e organizada, para reforçar a competitividade do Alto Minho. Este tema será objeto de discussão mais aprofundada numa das próximas reuniões da CIM.

Relativamente ao processo de reforma da administração local em curso, no qual a CIM Alto Minho foi escolhida como "CIM Piloto”, o Conselho Executivo, na sequência do trabalho entretanto desenvolvido, deliberou diligenciar junto do Secretário de Estado da Administração Local, no sentido de analisar em conjunto a viabilidade de delegação de competências, sobretudo nas áreas dos transportes e gestão florestal e, em caso afirmativo, acordar os aspetos necessários à sua concretização.

Na reunião foi também dado conhecimento da resposta do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território à proposta da CIM relativa à criação de medidas de apoio e incentivos à fixação de empresas em zonas que sofrem de problemas de interioridade, na qual comunica que alguns destes apoios podem ser encontrados no âmbito das atuais medidas do PRODER e que serão tidos em consideração na reprogramação que está a ser delineada.

Por fim, o Conselho Executivo tomou conhecimento dos dados do Observatório do QREN, de 31 de Outubro de 2011, relativos ao ponto de situação das subvenções globais com as comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas. De acordo com estes dados a CIM Alto Minho continua a liderar em termos de taxa de execução financeira, quer a nível regional, quer a nível nacional, situando-se nos 89 por cento.