CIM Alto Minho debate hoje atribuição de novas competências com Secretário de Estado da Administração Local

2011-11-07

O Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) reúne-se hoje com o secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, para analisar e debater o papel da CIM Alto Minho no processo de reestruturação da administração local.

Neste encontro que terá lugar pelas 18h00, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, marcará também presença a directora-geral das Autarquias Locais, que assume a coordenação técnica das actividades e dos trabalhos a desenvolver no decurso deste estudo-piloto.

Em cima da mesa vão estar questões relacionadas com as novas atribuições e competências a transferir para a esfera de actuação da CIM, numa perspectiva de maior racionalização na gestão territorial e obtenção de ganhos de escala.

A CIM Alto Minho, que integra os concelhos dos Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, foi uma das duas CIM piloto escolhidas pelo Governo para servir de base ao estudo de modelos de competências, financiamento, governação, gestão e transferências de recursos, aproveitando experiências concretas de associativismo municipal.