Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho continua a assinalar os seus 15 anos: 15 Anos, 10 Bibliotecas Municipais, 1000 Livros

2023-11-15
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) continua a assinalar os seus 15 anos e hoje, dia 15 de novembro, lança a sua segunda iniciativa relativa ao aniversário. Nesse sentido, e para estreitar laços com a comunidade e dar a conhecer o território, está a oferecer 1.000 livros sobre o território. A oferta acontece através das 10 bibliotecas municipais que compõem a RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho. 

As publicações em oferta são "Rios e Litorais do Alto Minho”, "Florestas do Alto Minho”, "Um Olhar Sobre o Alto Minho”, "Terra Água Vento”, "Aqui no Alto Minho”, e "Pelo Alto Minho”.

A CIM Alto Minho convida, assim, a população a dirigir-se à sua biblioteca municipal e levar para casa uma destas publicações. A oferta é limitada ao stock existente.



PUBLICAÇÕES EM OFERTA

"Rios e Litorais do Alto Minho”
Autor: Nuno Farinha
Descrição: Os Rios e Litorais do Alto Minho abrigam uma variedade incrível de habitats e espécies. A região é dominada por duas grandes bacias hidrográficas, do Minho e do Lima, onde se pode identificar uma sequência de comunidades intimamente associadas aos meios aquáticos, como as das pequenas lagoas e turfeiras perto das nascentes frescas de montanha; os diversos tipos de florestas ribeirinhas: as populações de plantas e animais que preferem águas correntes ou águas lentas. 

"Florestas do Alto Minho - Diversidade em Tons de Verde”
Autor: Nuno Farinha
Descrição: As Florestas do Alto Minho abrigam uma variedade incrível de habitats e espécies. Os carvalhais galaico-portugueses, as mais importantes florestas autóctones da região e que outrora ocuparam grande parte deste território, são o habitat de carvalhos centenários como o roble e o negral; e são um refúgio precioso de biodiversidade pois abrigam quase metade das espécies de vertebrados terrestres do país e de invertebrados como borboletas. 

"Um olhar sobre o Alto Minho”
Coordenação e edição: CIM Alto Minho
Descrição: Fotografias de António Sá da região do Alto Minho. 

"Terra Água Vento” 
Autor: Fotografia de Paulo Alegria e texto de Raul Pereira
Descrição: Ilustra o fenómeno contemporâneo do desporto na natureza e atividades recreativas no Alto Minho, onde foram retratadas as pessoas, entidades e associações que dinamizam ou usufruem dos recursos paisagísticos da região. Com fotografia de Paulo Alegria e texto de Raul Pereira, a obra, publicada pela CIM Alto Minho, mostra mais de trinta desportos e de centenas de pessoas que traçam não só a realidade atual nos dez municípios alto-minhotos, mas também uma ideia universal de exercício físico e aventura que cruza o fascínio pela paisagem com o lúdico dos amadores e o esforço dos grandes atletas.

"Aqui no Alto Minho” 
Autor: Carlos Basto
Descrição: Procura desvendar mais de 100 segredos ou curiosidades que tem de saber sobre o Alto Minho, do passado e do presente, que habitualmente não se encontram nos guias turísticos e que pretendem proporcionar a quem nos visita uma experiência pessoal e cultural diferente. Muito mais do que simples espaços ou acontecimentos narrados e profusamente ilustrados com autenticidade, cheios de peculiaridades, encantamento e sedução, nesta obra com a assinatura do pintor e aguarelista barcelense Carlos Basto, os diversos segredos e curiosidades reunidos demonstram o que o Alto Minho tem de melhor. 

"Pelo Alto Minho”
Ilustrações e Textos: Carlos Basto
Descrição: Mais do que um guia ou do que um simples sketchbook, "Pelo Alto Minho" constitui antes
um belíssimo álbum de arte, que convida a percorrer o Alto Minho através da ilustração do consagrado pintor Carlos Basto. Como folhas de um roteiro, cada capítulo do livro leva o leitor numa viagem pelos lugares mais emblemáticos dos dez concelhos do Alto Minho, dando a conhecer recantos e pedaços da sua história, os seus elementos arquitetónicos, a sua riqueza cultural e etnográfica, a exuberância da natureza e os usos e costumes das suas gentes.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi