CIM Alto Minho concorre ao Prémio do “Dia da Cooperação Europeia 2014” com vídeo sobre o “Parque Transfronteiriço do Gerês-Xurés”

2014-07-30

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) submeteu a concurso um vídeo sobre o "Parque Transfronteiriço do Gerês-Xurés”, produzido no âmbito do projeto Valor Gerês-Xurés, que será apresentado no próximo dia 21 de setembro, em Bruxelas, no Dia da Cooperação Europeia.

O vídeo, com a duração de cerca de três minutos, mostra a singularidade das paisagens, a fauna e flora de ambos os lados do parque transfronteiriço, criado em 1997 entre o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em Portugal, e o Xurés/Baixo Límia, na Galiza. Em 2009, a UNESCO considerou o PNPG, juntamente com o Parque do Xurés, como Reserva Mundial da Biosfera. Entendem, por isso, os autarcas dos dois lados da fronteira que o Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés é um recurso ímpar ao nível da Galiza e do Norte de Portugal, que deve ser assumido em todo o seu potencial de desenvolvimento económico local e regional.
A votação para o melhor vídeo de cooperação europeia decorre até ao próximo dia 15 de agosto. O vídeo promocional "Parque Transfronteiriço Valor Gerês-Xurés” está em votação em: http://voting.ecday.eu/113950. A votação é pública, pelo que todos podem participar!

Este concurso é promovido pelo programa INTERACT/EC DAY 2014 "Border issues, border solutions” (Assuntos Fronteiriços, Soluções Fronteiriças) e destina-se a projetos e programas europeus (transfronteiriços, caso do Valor Gerês-Xurés, transnacionais e inter-regionais) e outros instrumentos de cooperação, assim como a realizadores e produtores de cinema individuais que desejem apresentar vídeos destacando os resultados e benefícios da cooperação europeia e nos quais se reflitam e divulguem as ações cofinanciadas pela União Europeia (EU). A iniciativa integra o programa de atividades do Dia da Cooperação Europeia, que assinala a aposta da EU em promover iniciativas de cooperação territorial entre regiões dos diferentes Estados-Membros, promovendo uma maior coesão do território europeu e novas dinâmicas de desenvolvimento.
O criador do vídeo que melhor expresse o significado e os resultados da cooperação europeia poderá participar no ato de apresentação do Dia da Cooperação Europeia 2014, a ter lugar em Milão.

O vídeo de cooperação transfronteiriça do Gerês-Xurés foi financiado pelo POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha- Portugal 2007-2013), através dos fundos FEDER.

Projeto Valor Gerês-Xurés
O projeto Valor Gerês-Xurés, cofinanciado pelo POCTEP, está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho, envolvendo ainda outros parceiros como a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL); a Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (INCUBO); o Ayuntamiento de Ourense; a Deputación de Ourense; o Ecomuseu – Associação Barroso e os municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca e Terras de Bouro.

Tem como principal objetivo a promoção do turismo sustentável no Parque Transfronteiriço do Gerês-Xurés, enquanto fator de desenvolvimento, através da estruturação da ofertaem torno da "Rede de Portas do Parque”, da criação de valor acrescentado aos produtos endógenos e do desenvolvimento de uma marca identitária, contribuindo para a geração de riqueza a favor das populações que habitam no parque transfronteiriço e, de um modo geral, na região.