CIM Alto Minho arranca em novembro com novas iniciativas no âmbito da Educação

2021-11-02
Na continuidade das atividades que começaram no mês de outubro na área da educação, a CIM Alto Minho vai dinamizar, a partir deste mês de novembro, um conjunto de novas iniciativas promotoras do sucesso escolar à escala intermunicipal, no âmbito do projeto PIICIE – "Alto Minho School 4All” – "Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, cofinanciado pelo PO Norte 2020.

Assim, já no dia 3 de novembro, arranca a iniciativa "Alto Minho – Criatividade em Ação: Exposição e Oficinas”, em parceria com o Centro de Formação do Vale do Minho, que se realizará, pelas 15h00, no Teatro Valadares, em Caminha, com a presença do novo presidente da CIM Alto Minho, Manoel Baptista. Esta iniciativa consiste na realização de um FÓRUM, composto por cinco conferências, a realizar até dezembro, e uma MOSTRA, composta por quatro oficinas/ateliers. Pretende-se, desta forma, proporcionar aos alunos, professores, técnicos municipais de educação e a todos os agentes e comunidade educativa do Alto Minho, um espaço que, simultaneamente, integre momentos de reflexão e laboratórios de experimentação/oficinas sobre as seguintes áreas de competências: o "Raciocínio e resolução de problemas”, a "Sensibilidade estética e artística” e o "Pensamento crítico e pensamento criativo”, tendo como referenciais os documentos "O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, homologado pelo do Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho e que constitui uma referência para a organização de todo o sistema educativo; e o "Plano Nacional das Artes”. Este tipo de competências vão de encontro aos fenómenos dos movimentos MAKER, DIY, "Fablabs”, Programa Nacional da Educação Estética e Artística, Artes e da Matemática (CTEAM). Mais informações sobre a iniciativa "Alto Minho – Criatividade em Ação: Exposição e Oficinas” estão disponíveis em https://sites.google.com/valedominho.com/criatividade.

Também em novembro encontra-se prevista a realização de ações de capacitação (uma por cada área de abrangência dos centro de formação de docentes do Alto Minho), para apresentação do projeto Brinca@Ciência à comunidade escolar envolvida. Este projeto englobou o desenvolvimento de diversos suportes pedagógicos direcionados para o ensino experimental das ciências para o 1º ciclo (3º e 4º anos de escolaridade) e para o 2º ciclo (5º e 6º anos), nomeadamente para as disciplinas de Estudo do Meio e de Ciências Naturais, respetivamente. O diverso material produzido, que será distribuído nas ações de capacitação e disponibilizado através do site da CIM Alto Minho, diz respeito a um folheto informativo de divulgação do projeto e a um site com vídeos tutoriais de atividades experimentais, para poderem ser aplicados em sala de aula ou mesmo à distância; vídeos direcionados para os alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo, com os respetivos protocolos experimentais, elaborados segundo metodologias de aprendizagem de descoberta e de trabalho cooperativo e colaborativo, que integram um plano de aula, orientador do trabalho experimental do professor; vídeos com atividades lúdico/científicas para o 2º ciclo, que integram a construção de brinquedos baseados no ensino CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e que procuram relacionar o conhecimento teórico e as práticas pedagógicas à realidade do quotidiano, promovendo a participação ativa dos alunos em projetos ou atividades científicas; e três vídeos tutoriais que explicam como se pode fazer sabão, álcool gel e extração de óleos essências de lavanda para aromatização dos mesmos ou de outros detergentes usados na desinfeção das mãos e superfícies, apelando assim à importância da lavagem e higienização das mãos dos mais novos ou do público escolar em geral. Todos poderão aprender a sintetizar os seus detergentes em sala de aula, com materiais e reagentes simples.

Por fim, com o objetivo de, por um lado, aprofundar o conhecimento que os alunos têm do Alto Minho - enquanto território com elevado potencial energético renovável endógeno e, por outro, informar e consciencializar para a importância do uso racional da energia no dia-a-dia - como forma de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera e a fatura energética - a CIM Alto Minho, em parceria com os municípios seus associados e com o apoio da AREA Alto Minho, arranca durante o mês de novembro com a dinamização do projeto "Energinus- 2º Edição”, dirigido aos alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico do Alto Minho e subordinado à temática da Energia. Enquanto os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade serão convidados a juntar-se à "Anita” e ao "Rui” (personagens de teatro), numa reflexão conjunta sobre a importância do aproveitamento dos recursos energéticos renováveis e do uso racional de energia no quotidiano, os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade serão desafiados a testar os seus conhecimentos jogando um quiz sobre energia intitulado "Alto Minho Energenius”.