Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho aprova candidaturas municipais ao PO Regional Norte

2009-07-10

A Comunidade Intermunicipal do Minho Lima aprovou no âmbito do contrato de delegação de competências com subvenção global celebrado com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte, as candidaturas municipais submetidas aos avisos de concurso nos domínios das "Áreas de Localização Empresarial” e "Qualificação do Sistema Urbano – Mobilidade Territorial”.


O conjunto das candidaturas prevê um investimento global em projectos públicos na ordem dos 5,9 milhões de euros, dos quais 4,1 milhões de euros correspondem a comparticipação comunitária do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).


Recorde-se que as candidaturas foram apresentadas à Comunidade, a quem cabe a decisão de admissibilidade e análise do mérito, a aprovação ou revogação da decisão de financiamento, o acompanhamento da realização física e financeira dos projectos, a verificação da elegibilidade das despesas e a gestão dos processos de pagamento.


Trata-se, assim, de uma responsabilidade que foi descentralizada para a CIM Alto Minho ao abrigo do contrato de delegação de competências celebrado com a Autoridade de Gestão, através do qual passou a ter o estatuto de Organismo Intermédio para efeitos de gestão do Programa Operacional.


No que toca ao aviso de concurso no domínio das "Áreas de Localização Empresarial” do Eixo Prioritário I, o Conselho Executivo emitiu parecer favorável à candidatura submetida pelo Município de Paredes de Coura, para ampliação da zona industrial de Formariz e reabilitação da zona industrial de Castanheira, afectando a este projecto uma dotação do FEDER de 303.086,71 €.


O Conselho aprovou ainda as candidaturas submetidas ao aviso de concurso no domínio da "Qualificação do Sistema Urbano – Mobilidade Territorial” do Eixo Prioritário IV, que dizem respeito a intervenções de beneficiação e requalificação da rede viária municipal de Vila Nova de Cerveira, Valença, Paredes de Coura e Caminha, com uma dotação orçamental de co-financiamento comunitário FEDER de 3,8 milhões de euros.


A celebração dos contratos de financiamento entre a CIM Alto Minho e cada um destes municípios será realizada após confirmação da decisão de aprovação favorável das candidaturas, por parte da Autoridade de Gestão do PO Regional do Norte. 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi